O momento em que o bebê começa a ingerir outros alimentos para além do leite é muito ansiado por toda a família, já que é um indicador de que seu bebê está crescendo saudável e feliz.
É muito importante respeitar as indicações do pediatra. Ele é quem indicará em que momento começar e que tipo de alimentos são os mais adequados para seu bebê. Aqui tem algumas sugestões, que devem ser seguidas sempre que supervisão médica.
Alimentação aos três meses de idade:
- 5 mamaduras de peito ou 5 mamadeiras de 150-180 ml de leite. Suco de fruta (só laranja)
Alimentação aos 4 meses de idade:
- 4 mamaduras de peito ou 4 mamadeiras de 180-200 ml de leite
Alimentação ao quinto mês de idade:
- 2/3 mamaduras de peito ou 2 mamadeiras de 200 ml
- 1 papinha de cereais sem glúten e leite
- 1 puré de verduras
- 1 papinha de frutas
A alimentação complementar pode surgir no quinto ou no sexto mês. Deve averiguar se o seu bebê já tem a maturidade suficiente a nível motor e digestivo para experimentar novos sabores. Para saber isso recomendamos que acompanhe o desenvolvimento do bebê de quatro meses e de cinco meses.
Depois do quarto mês começaremos a introduzir as frutas, em forma de papinha. Esta pode ser comprada ou preparada com peças naturais. Sugerimos uma maneira de a fazer:
Receita de puré de fruta e caldo de legumes para bebê
- Como fazer puré de frutas: Ingredientes (para um bebê): maçã, pêra, banana, laranja. Preparo: lavar as peças de fruta, descascá-las e tirar-lhes o caroço, e passar por uma batedora. Dar a papinha à criança imediatamente, para não perder as vitaminas. Pode se juntar 2-3 colheres de cereais (sem glúten até aos sexto mês e com glúten a partir daí), ao gosto do bebê.
- Como fazer caldo de legumes: Deve começar por um caldo muito simples; feito apenas com batata, cenoura, cebola e um fio de azeite no final.
- Depois de bem cozidos os legumes devem ser passados por uma varinha mágica.
- Ofereça este caldo ao seu bebé.
- Comece por dar à criança, apenas algumas colheres de caldo de legumes, completando essa refeição com o leite habitual, se necessário.
- De dia para dia vai aumentando a quantidade de caldo de legumes, assim como introdução de outros legumes, tendo o cuidado de juntar um legume de cada vez.
Leia mais:
Alimentação do bebê: dicas para todos os meses
O que fazer se o bebê não come bem
Alimentação do bebê de três meses
Alimentação do bebê de seis meses
Alimentação do bebê de nove meses
Alimentação do bebê de 12 meses