O alimento para um bebê com apenas 2 meses de idade é o leite. Nesta altura ainda não há um regime ou um padrão de alimentação rígido. Os bebês têm frequências entre mamadas e durações diferentes. As horas de sono e a alimentação tendem a regularizar durante este e nos próximos meses.
Há bebês de 2 meses que dormem várias horas e já conseguem dormir a noite inteira. Outros bebês com a mesma idade acordam várias vezes para mamar. Os bebês têm tendência diminuir o tempo da mamada. Para que a alimentação seja feita corretamente confira os conselhos para amamentação.
A amamentação muda à medida que o bebé cresce. Os níveis de leite variam e são estimulados pela necessidade do bebê em mamar. Ao mamar o bebê estimula os hormônios que produzem o leite. Por vezes, as mães ficam preocupadas pensando que o facto de sentirem o peito menos cheio significa que não têm leite suficiente. Poderá ficar ainda mais ansiosa se o bebé começar a reduzir o tempo da mamada para apenas alguns minutos, o que acontece com muitos bebés quando ficam mais velhos. Quando isto acontece, apresentar novamente o peito ao bebé pode fazê-lo chorar – mas não porque não tem leite. Ele simplesmente já terminou a refeição e obtêm o necessita em menos tempo.
Em relação aos bebês alimentados com mamadeira, eles comem menos vezes. A digestão do leite artificial é mais morosa, levando a que muitos bebês espacem mais os intervalos entre cada mamada.
Com dois meses o bebê perde a rigidez dos membros que é natural nos primeiros momentos da vida. Isto vai facilitar as mamadas para ele. Para perceber esta evolução recomendamos que leia no guia mês a mês o desenvolvimento normal para o bebê de dois meses.