Aos doze meses os bebês são mais independentes, entendem tudo e se tornam por vezes esquivos com a comida. Mas este é o momento em que se completa a lista de alimentos que lhe fornecerão todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento e crescimento.
Depois dos dez meses deve colocar troços e pedaços esmagados de comida na refeição do bebê. Espera se que o desenvolvimento do bebê com 12 meses lhe permita segurar artigos de comida e sentar corretamente.
Cardápio: O que incluir na alimentação do bebê de 12 meses
Verduras cruas ou saladas
Pode dar tomate, cenoura, alface... Bem lavados e descascados, temperados com um pouco de azeite, ou adicionando ao purê antes de ser esmagado. A textura pode ser triturada ou picada em pedaços pequenos, tais como fruta. Estas fornecem energia, vitamina C, substâncias antioxidantes e fibra.
Legumes (lentilhas, grão de bico e feijão)
Cozinadas con verduras e arroz, substituem a carne ou o peixe. A quantidade aconselhada são 30 gramas. Pode servi-las passadas pela trituradora ou inteiras, retirando sempre a pele. Fornecem muitas proteínas, vitaminas, minerais e fibras. A partir dos 18 meses, se pode dar legumes com pele.
Iogurte, queijo e leite de vaca
Ao pequeno almoço, almoço, lanche e jantar, no total, por dia, devem tomar pelo menos 500 ml de leite ou derivados, batidos ou acompanhados com fruta. Fornecem muitas proteínas, cálcio, vitaminas. O único alimento que deve esperar até mais tarde são os queijos gordos e o iogurte com açúcar adicionado. São preferíveis os naturais.
Sal, açúcar, mel
Pode-se adicionar sal aos alimentos, mas em muito pouca quantidade, e o sal iodado é o melhor durante esta etapa. O açúcar não é necessário nas frutas e o mel deve ser usado em pequenas quantidades, apenas para suavizar algum sabor mais amargo. Se deve evitar o mais possível os doces, caramelos, refrescos, snacks, de modo a que a sua alimentação seja o mais saudável e equilibrada possível.