Semanas

Alimentação

Amamentação

Bebês

Alimentação do bebê de um mês

Os peritos consideram que o leite materno é o melhor alimento para os bebês recém nascidos. O primeiro mês é fundamental para sua estabilidade alimentar e crescimento saudável.

Além de fornecer todos os nutrientes necessários para seu crescimento, o aleitamento materno favorece o contato físico e a criação do vínculo de apego entre mãe e filho, fundamentais para seu desenvolvimento físico e psicológico.

Nos primeiros dias do bebê o leite é menos denso e designa-se colostro. Colostro é uma forma de leite de baixo volume secretado pelas mulheres e outros animais mamíferos. Composto de vários elementos para o desenvolvimento e proteção como água, leucócitos, proteínas, carboidratos e outros. O colostro vai se transformando gradativamente em leite maduro nos primeiros quinze dias pós-parto. É essencial para fazer a transição do sistema de alimentação do útero para o exterior, e ajuda o sistema digestivo a preparar-se para o leite



No entanto, nem sempre é possível usufruir do leite materno. Nestas situações pode recorrer ao leite de outras mães ou por vezes ao leite artificial.

Leite artificial

Esta forma de alimentação apresenta também algumas vantagens em relação ao aleitamento materno, como uma maior liberdade da mãe ou a possibilidade de que outros membros da família alimentem o bebê. Além disso, hoje em dia o leite de fórmula artificial é de muito boa qualidade, ainda que não iguale o leite materno.

O mais importante é satisfazer as necessidades físicas e afetivas do bebê. A eleição da forma de alimentação da criança depende dos pais. O primeiro mês é de suma importância para cobrir esta necessidade básica, o estômago do bebê se deve adaptar a uma alimentação saudável.

Leia mais:

Guia de alimentação para o bebê

Alimentação no segundo mês de idade

or

Forgot your details?