Uma das coisas que mais preocupam os pais é que o seu bebê seja problemático na hora de comer. Afinal, é importante que os bebês estejam bem nutridos.
No entanto, é algo com que não devem se preocupar excessivamente, pelo menos durante os primeiros dois anos do bebê.
É bastante comum que um bebê dessa idade seja caprichoso para comer, mas em alguns casos pode ser um falso alarme também. Que às vezes faça cara feia, só coma um par de colheres ou alguns bocados não significa que não goste da comida – simplesmente pode não ter fome ou apetite.
Além disso, há que ter em conta que quando os bebês descobrem algo novo para fazer, como gatinhar, andar, falar, etc, a comida passa a ser uma atividade bastante aborrecida, pelo que não lhe prestam tanta atenção como antes. Mas comer, saborear e compreender que há que comer de tudo é um hábito, como qualquer outro, que têm que aprender.
O que fazer quando o bebê não come bem:
- Prepare comida de uma forma diferente. Mesmo que seja o mesmo alimento, tente dar-lhe outra textura. Por exemplo, em vez de fazer frango ao vapor, que tal fazê-lo na frigideira? Mude a combinação de verduras, introduza novos sabores, etc.
- Incentive-o a ser independente. Faça com que ajude a segurar a colher enquanto lhe dá de comer, dê-lhe pedacinhos de comida para que ele mesmo segurem com seus dedinhos... mas já sabe: tenha muitos guardanapos à mão!
- Aproveite os dias em que seu bebê está mais bem-disposto e mais alegre para lhe dar comidas que normalmente não gosta tanto. Pense que os bebês podem mudar os seus gostos, e que nem todos os alimentos sabem de igual maneira, de uma forma ou outra. Se rejeitar a primeira vez não elimine do menu; espere alguns dias e volte a tentar.
- Faça com que a hora de comer algo que ele não gosta se converta num momento musical, num jogo... enfim, num momento diferente e divertido, para criança não o veja como algo monótono e aborrecido.
Leia mais:
Guia de alimentação para o bebê