5 semanas de gestação: a cabeça e a cauda do embrião
Você está agora na quinta semana da gravidez, ou seja, mais ou menos entre o primeiro e o segundo mês de gestação.
O aspecto do bebê
Seu filho tem 3 semanas e mede cerca de 1,25 mm entre a cabeça e o osso sacro.
Mesmo que seja ainda cedo, já se poderá ver o coraçãozinho do bebê em formação na parte frontal do embrião, assemelhando-se o seu tamanho ao de uma semente de flor.
Quanto ao embrião em si, este parece-se a um mini camarão e tem o tamanho de um grão de arroz. As costas dele são em forma curva ou como a letra "C", apresentando uma risca de cima abaixo, a denotar a formação inicial do sistema nervoso. Além disso, ele se liga por uma espécie de haste à placenta também em desenvolvimento.
O desenvolvimento do bebê
Embora você não sinta muita diferença no seu corpo nesta fase da gravidez, o seu útero já trabalha a sério. Em uma primeira fase, a hormona progesterona é produzida pelo folículo que foi largado, para que o revestimento do útero não se dissolva. Depois, a placenta vai produzir também a progesterona para manter a gestação.
Nesta semana, pode detectar-se a gravidez ectópica. Trata-se de um tipo de gravidez que ocorre quando o ovo se desenvolve fora do útero, seja em outra zona do abdômen ou da pélvis, mas mais frequentemente nas trompas de Falópio. Contudo, pode ser diagnosticada entre as 5 e as 10 semanas da gravidez.
É na semana 5 da gravidez que surgem duas extremidades do embrião: a cabeça e a cauda. O sistema nervoso central do bebê (cérebro e medula espinal) já se encontram em formação, assim como o desenvolvimento de pequenos vasos sanguíneos marca o início da circulação entre mãe e filho.
O embrião recolhe o oxigênio fornecido pela placenta ainda em formação, enquanto se desenvolve o saco amniótico ou saco de membranas que contém o líquido amniótico.