Home >>  Bebê mês a mês, Bebês, Guia  >>  Bebê de cinco meses

Bebê de cinco meses

Com cinco meses chegou a altura de introduzir novos sabores ao bebê. O bebê ganha musculatura e mais autonomia de movimento, ficando perto de se sentar.

NESTE MÊS:
+ 500 a 600 gramas de peso
+ 2 cm altura
+ 1 cm circunferência cefálica (medida da cabeça)
5meses

Desenvolvimento do bebê no quinto mês

No mês 5 pode aparecer o primeiro dente, se ainda não surgiu. O bebê tem a coluna mais forte e sustem mais o seu próprio peso, por isso já consegue ficar sentado durante um momento. A sua musculatura permite mais flexibilidade no tronco, o que se verifica quando o bebê gira o tronco. As articulações dos dedos estão mais soltas e ele vai levar cada vez mais os brinquedos à boca.5 meses

A repetição torna-se num recurso importante da sua aprendizagem. Repetir sons, sopros e fazer bolas de saliva repetidamente vai entretê-lo durante vários minutos, e é importante para o seu desenvolvimento. A nível visual agora o bebê distingue melhor as cores e reconhece objetos. A nível fonético pronuncia novos sons, principalmente consoantes.

Nesta altura o bebê já reconhece o seu próprio nome e reage quando é deixado sozinho. Já percebe que o choro lhe pode trazer o que pretende, por isso deve ter cuidado para não ceder demasiado. As rotinas são importantes para o seu comportamento nos próximos meses. Agora vai ser muito fácil brincar com o bebê pois ele está mais receptivo e tem mais expressões faciais. Vai gostar muito de caretas e que falem para ele.

Estimulação do bebê com 5 meses

É uma delícia brincar com uma criança desta idade. Deve falar e cantar para o seu bebê, fazer caretas e levá-lo a ambientes diferentes. Leve-o ao supermercado, a dar uma volta ao jardim para ele sentir novas sensações e ver pessoas. Ele começa a perceber que as ações têm consequências, ou seja, relação causa- efeito. Isto vai dar-lhe uma nova percepção das brincadeiras. Jogue com ele às escondidas e estimule o seu desenvolvimento motor com os seus brinquedos favoritos.

Alimentação aos 5 meses

Aos 5 meses o bebê pode estar pronto para comer novas coisas. O refluxo é menor e se entender que ele está pronto pode dar: papa sem glúten, cereais, puré de legumes e puré de frutas. Estes alimentos não devem conter sal nem açúcar e a adaptação deve ser lenta. Não insista porque pode ganhar aversão. Veja mais no guia da alimentação do bebê.
bebe brincando4 5

<<MÊS ANTERIOR      PRÓXIMO MÊS>>

Ir para todos os meses

 

Tags: , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?