Por vezes o bebê expulsa uma parte do leite depois de terminar a mamada. Este problema chama-se regurgitação e é muito frequente nos lactantes.
Nos bebês a regurgitação é um reflexo fisiológico, que desaparece ao poucos com o desenvolvimento e o crescimento orgânico. Em termos mais científicos a expulsão pela boca de uma parte do leite que o bebê ingeriu chama-se refluxo gastroesofágico. É um refluxo do conteúdo ingerido desde o estômago, através do esófago e expulso pela boca.
Há bebês mais propensos e que regurgitam mais quantidade de leite e outros apenas uma quantidade mínima. De qualquer forma nos primeiros seis meses de vida é comum regurgitar porque o sistema digestivo está em desenvolvimento e o bebê passa o dia deitado e em dieta de líquidos. Também é normal vomitar por vezes. Se o seu bebê vomitar várias vezes ou não estiver a engordar deve leva-lo ao médico.
A nível fisiológico isto sucede devido ao esfíncter ou Cárdia que separa o estômago do esófago e que ainda não está desenvolvido. O esfincter é como um fecho, e como ainda não se fecha bem o conteúdo que entrou para a barriga volta a sair.