No sexto mês o bebê ganha novas competências sociais. Vai imitar os que estão ao seu redor e pode ficar nervoso na presença de estranhos. Altura de incluir novos sabores na sua alimentação.
+ 350 a 400 gramas de peso + 2 cm altura +0,5 a 1 cm circunferência cefálica (medida da cabeça) |
Desenvolvimento do bebê no sexto mês
Habitualmente um bebê no seu sexto mês pronuncia várias sílabas, que aprende e desenvolve pela imitação e pela repetição. Consegue ficar sentado durante algum tempo e toma a iniciativa de fazer novos movimentos, como sentar-se e rolar para ambos os lados. No entanto ainda não vai conseguir ter sucesso na tarefa de se sentar sozinho, salvo alguns bebês com desenvolvimento motor mais avançado.
O seu bebê vai ser mais simpático com as pessoas conhecidas. Alguns bebês são sociáveis com todas as pessoas ao redor, outros ficam ansiosos na presença de estranhos. De qualquer forma o bebê é depende de si e vai solicitar o seu carinho muitas vezes. O bebê vai querer toda a sua atenção. A imitação é importante por isso ele deve ser incluído nos rituais de família, como as refeições. Dê-lhe um copo com água ou leite para ele se entreter durante a refeição.
A boca é talvez a parte mais importante para o bebê durante a sua primeira fase de vida, e nesta altura para além de chupar ele morde também. Como a sua mobilidade é maior tenha cautela com os objetos pontiagudos, cabos elétricos e tudo o que possa ser perigoso para ele.
Brinquedos para bebê de 6 meses e como estimular
Estimule a linguagem do bebê repetindo o que ele diz e tomando muita atenção ao que ele balbucia. Brinquem com sons de animais, como a vaca mumuuu e a cabra méméé. Repita rimas e palavras como mamã e papai.
Todos os sentidos são importantes. Certifique-se que o bebê tem ao seu redor uma grande variedade de brinquedos e materiais, tendo em mente que ele vai levá-los à boca. Texturas, brinquedos que produzam sons e bolas macias que ele possa atirar vão deliciá-lo. O toque e o carinho no tempo em que passa em ele são essenciais. O conselho da leitura mantêm-se para todos os meses, porque estimula a audição, a fonética, a concentração e é um momento de aconchego e de qualidade para passar com o seu filho. Escolha um livro colorido e com texturas, sente-o no seu colo e coloque o livro de forma a que ele veja e o toque. Leia devagar e aponte as imagens, explique as personagens e os desenhos.
Incentive os seus movimentos mexendo os braços e pernas e mostrando como se pode sentar. Sente-o em frente ao espelho e nomeie as partes do corpo. Deixe-o mexer em comida para que sinta as texturas. Se ele atirar as coisas evite ir buscá-las de imediato, ele vai continuar a fazê-lo e vai chorar para você ir buscar.
Permita que o seu bebê interaja com várias pessoas. É importante dar-lhe atenção e carinho. Embora às vezes um bebê esgote a paciência da família, o carinho e a liberdade de falar vai fazer com que se torne independente e vai proporcionar confiança em si mesmo. O crescimento é uma altura de auto superação, celebre as pequenas vitórias do seu/ da sua néné.
Alimentação para bebê seis meses
É a partir dos cinco meses que a maior parte dos bebês inicia a alimentação para além do leite. Dos seis aos nove meses surgem muitas alterações na alimentação, porque apenas o leite não é necessário para satisfazer as necessidades nutricionais que a criança requer para ter um crescimento saudável.
Agora o seu sistema digestivo está mais maduro e capaz de processar alimentos. O seu sistema imunitário está mais forte e protege-o de intolerâncias alimentares.
Os alimentos que deve inserir são puré de frutas, puré de legumes e cereais. Confira aqui mais dicas e ideias de cardápio para bebês de 6 meses. Não tempere a comida e não coloque açúcar para não habituar o bebê, deve procurar fornecer sabores neutros e gradualmente introduzir novos sabores. Ele vai demonstrar curiosidade em novas comidas.