A chegada de um recém nascido é dos momentos mais importantes na vida de uma mãe e de um pai e de toda a família. Durante o primeiro mês você vai ver muitas mudanças no seu bebê, afinal ele está a ver e a sentir tudo pela primeira vez.
Com um mês o bebê é altamente vulnerável e tem de estar sempre sob supervisão. É receptivo aos estímulos exteriores dos pais e dos seus cuidadores e os seus sentidos estão a desenvolver-se. Vai passar a maior parte do tempo a dormir, mas não por períodos muito longos. Um bebê de mês dorme cerca de 17 horas por dia. Vai perder peso depois do nascimento e depois disso ganha em média 20 gramas por dia (140 gramas por semana) durante as primeiras 6 semanas de vida.
Desenvolvimento do bebê no primeiro mês
Durante os primeiros dias o bebê está arroxeado e com o corpo rígido. Ele esteve 9 meses numa posição fetal fechada, como sentado, e ao longo do primeiro mês perde a rigidez dos membros e a sua cor suaviza. É normal que as pernas pareçam arqueadas e que tenha movimentos musculares. É o início do seu desenvolvimento psicomotor. Você vai notar que perante um estímulo ele pode levantar os braços e as pernas. Vai utilizar a sua mãozinha como uma garra e vai procurar com cada vez mais intensidade algo para sugar, como o seu mamilo. O seu instinto de sugar vai levar a sugar os dedos e objetos nos próximos meses.
Os sentidos do bebê estão a desenvolver. Segue com o olhar as pessoas e os objetos em movimento, embora a sua visão não seja ainda nítida. Reconhece os pais e reconhece sons. Deve falar com ele de forma amorosa, porque a sua voz o acalma. Música suave, que faça lembrar o ambiente da barriga da mãe, também o acalmará. Também reconhece cheiros e odores, como o cheiro da mãe e das pessoas mais próximas, e o cheiro do leite. Vai gostar de carícias na pele, que é muito sensível.
O bebê de 1 mês emite vários sons, chora, resmunga, canta. Responda e fale para ele. Vai perder algum peso depois do nascimento.
No final do primeiro mês o seu bebê já vê melhor, se expressa melhor e demonstra comportamentos diferentes com pessoas que não conhece. A sua cabeça vai começar a mexer para cima e para os lados.
Alimentação:
A melhor hipótese para alimentar um bebê nos seus primeiros meses no mundo é o leite materno, que tem muitas qualidades e benefícios e é o mais rico em nutrientes. Se isto não for possível existem outras possibilidades, como o biberão ou mesmo amamentação de outras mães. Pode ler mais sobre amamentação aqui.
Brinquedos para bebê
Com um mês em termos de estimulação e desenvolvimento infantil, o que mais agrada ao bebê é a face da mãe. Por isso o melhor para brincar e estimular os seus sentidos é falar e cantar-lhe perto do rosto. O bebê tem interesse nas suas próprias extremidades, as suas mãos e pés. Pegue nos seus bracinhos e faça movimentos junto ao seu rosto.
Ele vai ficar fascinado com movimentos. Pode passar um brinquedo colorido, ou mesmo apenas um papel, diante da sua face. Os penduricalhos no berço e móbiles vão estimular os seus braços.
Mudar a fralda a bebê de um mês: No primeiro mês você vai mudar 8 vezes por dia, ou mais. Leia como e quando mudar a fralda.
Com que frequência dar banho: Não é necessário dar banho todos os dias. A água tranquiliza os bebês, eles adoram! Cuidado com o frio e use exclusivamente produtos para bebês de formulação suave.
Ver estimulação para bebê de um mês no Guia de estimulação para o bebê mês a mês