Depois dos 10 meses o bebê entende ordens simples e associa palavras a coisas. A sua autonomia motor é maior, a curiosidade mantêm-se. Tem preferências de brinquedos, mete tudo na boca e pode dizer as primeiras palavras.
NESTE MÊS:
+ 200 gramas de peso |
Desenvolvimento do bebê com 11 meses de idade
Completando os onze meses o bebê já tem maturação muscular e corporal para fazer movimentos com mais firmeza. Fica em pé com apoio, engatinha com facilidade e fala sílabas. Diz adeus, bate palmas, pega os seus brinquedos e joga tudo no chão. Consegue também dar e tirar objetos. Entende o significado de algumas palavras. A sua capacidade cognitiva aumenta, ou seja, inteligência e memória são cada vez mais aprimoradas.
O bebê pode explorar o seu próprio corpo, tocando também os genitais na exploração. É normal. O bebê também pode adquirir comportamentos como bater com a cabeça ou tentar morder outros bebês. Isto deriva da frustração e angústia que ele pode sentir por não conseguir fazer e aprender o que quer. Também é normal. Se incentivar e for positiva com ele vai aumentar a sua confiança para que estas atitudes não piorem.
Estimulação e brinquedos para bebês com 11 meses
Nesta altura o nené já têm preferências e brinquedos que gosta mais. Vai adorar livros, pode ficar muito tempo a olhar o mesmo livro e passar as páginas.
Gestos, música e palavras são estimulantes para ele. Brincadeiras de esconder, jogos com música, são estimulantes para o cérebro.
Vai reparar que o bebê começa a desafiar e a ignorar ordens. Guarde os seus nãos para momentos realmente importantes e explique suavemente o que está certo.
Alimentação para onze meses
A maioria dos bebés come 3 ou 4 refeições por dia. Devem incluir sabores e nutrientes variados, pois nesta altura o corpo do bebê precisa de mais variedade do que leite para crescer. Insira os novos alimentos com espaço de dois ou três dias, assim pode perceber logo se ele tem uma reação alérgica. Os bebês podem ser encorajados a segurar numa colher e a usar as duas mão enquanto bebem de um copo. Frutas, legumes, feijão, fruta, cereais e biscoito devem fazer parte da sua alimentação.