Semanas

Posso

Retinopatia neonatal



La retinopatia neonatal é um transtorno dos vasos sanguíneos da retina que se apresentam em alguns bebês queretinopatia nascem prematuros.

Também conhecida como fibroplasia retrolental, e trata-se de um desenvolvimento anormal nos vasos sanguíneos da retina e normalmente começa durante os primeiros dias de vida, podendo progredir rapidamente, causando cegueira em poucas semanas.

Isto sucede porque os olhos desenvolvem-se durante as 28 e 40 semanas de gravidez. Quando um bebê nasce prematuro, este crescimento normal dos vasos sanguíneos se detém e começam a crescer vasos anormais. Por isso, geralmente, quanto mais prematuro for o bebê e quanto menos é o seu peso à nascença, maior é o risco de desenvolver este problema.

O curso de tempo deste crescimento anormal dos vasos produz uma cicatriz de tecido fibroso, no qual se adquire a retina e a massa transparente de consistência gelatinosa que enche o espaço entre a retina e a face traseira da lente. Este anel pode estender-se 360 graus ao redor do interior do olho. Se bastante tecido é formado, pode começar a puxar a retina, desprendendo-a, e em alguns casos, causar cegueira.

Como se trata?

Como em qualquer outro problema, o rápido diagnostico do dano é fundamental. Os bebês que desenvolvem uma retinopatia neonatal grave podem beneficiar-se com um tratamento denominado por criopexia, em que é feito o congelamento para impedir que o dano continue. Outro tratamento que se utiliza é a fotocoagulação com lazer para criar pequenas queimaduras e favorecer assim a formação da cicatriz, evitando desta forma o desprendimento da retina. Se a retina se desprender pode usar-se um tratamento cirúrgico.

or

Forgot your details?