Semanas

Especialistas

Exercício na gravidez

5 exercícios para praticar durante a gravidez

exercício para grávidaPraticar exercício na gravidez é fundamental para a saúde da mãe e do bebê. Algumas modalidades de esporte devem ser realizadas com cautela, enquanto outras são mais liberadas do início do fim da gestação.

Conversamos com a educadora física Patrícia de Ávila e listamos cinco opções para você ficar informada e escolher a que mais se adequa ao seu perfil.

Lembre-se, sempre, de consultar seu médico antes fazer qualquer atividade física ou mesmo aulas de preparação ao parto.

 

1- Hidroginástica

Os exercícios na água são de baixo impacto e em algumas academias, existem aulas direcionadas paras as grávidas. “É recomendado, principalmente  nos últimos 3 meses de gestação, aliviando os incômodos nas pernas”, explica Patrícia.

2- Alongamento

Esta prática promove um relaxamento muscular e proporciona uma sensação de bem-estar. “Nesse período, as gestantes sofrem muitas mudanças posturais e o alongamento relaxa a musculatura”, conta a educadora física.



3- Pilates

Durante a gravidez, o peso da barriga aumenta e é interessante fortificar alguns músculos como os do assoalho pélvico (região entre as pernas). “Quando estão fortes, eles dão apoio ao peso extra na gravidez e ajudam no trabalho de parto”, ensina Patrícia. Esta modalidade de esporte não é indicada para as gestantes que nunca fizeram Pilates.

4- Yoga

Hoje, existem aulas especializadas de Yoga para gestantes. Durante a prática, as grávidas se dedicam à respiração e posições que não lhe tragam desconforto. Os benefícios são grandes, pois a musculatura torna-se mais forte e há treinos de técnicas respiratórias que podem ajudar no trabalho de parto.

O Yoga possui atividades específicas que melhoram as dores na coluna, o equilíbrio hormonal, relaxa o sistema nervoso, melhoram a circulação periférica do sangue, combatem a obesidade e levantam a autoestima”, completou a educadora física.

5- Caminhada

A caminhada na gravidez faz bem! Não podemos deixar de mencionar este exercício simples de realizar, mas de grande importância, uma vez que, entre outros benefícios, ajuda na circulação sanguínea e diminui o inchaço. Lembre-se de fazer um leve alongamento antes de depois da prática.

E bom esporte!

or

Forgot your details?