Semanas

Complicações

Quais são os sintomas da gravidez ectópica?



a gravidez ectópica

Uma gravidez ectópica acontece quando um ovo fecundado se instala fora do útero. O número de casos existentes varia de país para país. Por exemplo, enquanto que no Reino Unido a percentagem é de 1,24%, no Gana esse valor é de 4%.

A localização mais comum desta gravidez é na trompa de Falópio. Em alguns casos mais raros, esta gravidez instala-se nos ovários ou na cavidade abdominal.

Existem alguns fatores de risco na gravidez ectópica como, por exemplo: ter tido uma gravidez ectópica anteriormente; antecedentes de doenças inflamatórias pélvicas; uma cirurgia realizada às trompas; uma concepção durante a tomada da mini-pílula ou com o uso do DIU; e um tratamento de fertilidade.

Quanto aos sintomas, normalmente, a maior parte das mulheres queixa-se do atraso menstrual, da falta da última menstruação, ou que esta tenha sido anormal ou irregular (hemorragias vaginais ou dores abdominais). No entanto, nem todas as mulheres têm estes sintomas mais comuns, por isso você deve suspeitar se tiver dores abdominais irregulares.

Preste atenção a este tipo de gravidez, pois pode significar risco de vida. O maior perigo ocorre quando a gravidez ectópica se dá na trompa de falópio causando a sua ruptura. Se isso acontecer, pode registar-se uma hemorragia interna grave, o que lhe vai provocar choque e colapso.

Para diagnosticar o problema recorra a um médico assim que reconheça algum dos sintomas mencionados. Perante uma ecografia é mais claro obter o resultado, mas também poderá fazer uma análise ao sangue. No caso de realizar uma laparoscopia, saiba que isso vai permitir ao médico inspecionar as trompas de falópio e a pélvis para que possa confirmar o diagnóstico.

É normal que cause alguma insegurança e preocupação ao saber que tem uma gravidez ectópica, o que tem tratamento. O principal objetivo do tratamento é evitar uma hemorragia grave. Normalmente, envolve uma operação na trompa que está afetada (que, possivelmente, poderá ser removida).

Em outros casos será removida a gravidez ectópica preservando a trompa. Para remover a trompa ou a gravidez ectópica poderá ser necessário recorrer a uma incisão na linha do biquíni, ou em caso de ruptura da trompa será necessária uma transfusão sanguínea.

É possível ainda tratá-la com medicamentos poderosos dependendo do estado da sua situação, ou seja, da gravidez ectópica.

No entanto, tenha atenção! Uma gravidez ectópica pode vir a afetar a sua fertilidade. Só cerca de um terço das mulheres, que tentam engravidar depois de uma gravidez ectópica, têm sucesso. Por isso, se teve ou tem uma gravidez assim, aconselhe-se com o seu médico sobre o que fazer no caso de querer engravidar novamente.

or

Forgot your details?