Semanas

Complicações

Diagnóstico e tratamento para a gravidez ectópica

Os principais sintomas de uma gravidez ectópica são o atraso menstrual, comum em qualquer tipo de gravidez, sangramento vaginal e forte dor abdominal.

A gravidez ectópica pode ser descoberta através da combinação dos seguintes procedimentos: ultrassonografia intravaginal, por ser mais segura para o diagnóstico, exames de sangue para medir o hormônio BhCG e exames pélvicos.

Primeiro é feito um exame pélvico para avaliar o estado geral da mulher. Os exames de sangues são feitos em intervalos de 48h para medir as alterações do hormônio BhCG. Em qualquer gravidez, os níveis desse hormônios tendem a dobrar a cada 2 dias.

Caso a mulher tenha uma grande produção desse hormônio no intervalo de poucos dias, mas o útero não apresentar alterações de tamanho, é provável que a gravidez seja ectópica e que o ovo esteja alojado em outro local, como nas trompas ou nos ovários.



O exame de ultrassom intravaginal é feito para confirmar a gravidez ectópica, localizar o ovo fecundando e buscar alguma atividade cardíaca nele. Todos esses procesimentos são essenciais para fazer o melhor diagnóstico e tratamento para a gravidez ectópica.

 

Tratamento para gravidez ectópica

Após confirmado o diagnóstico de gravidez ectópica, o médico irá adotar o tratamento mais eficaz para cada situação. O tratamento para a gravidez ectópica pode ser com medicamento ou com cirurgia, a depender de quando a gravidez ectópica seja descoberta e os riscos que a mulher corre. Quando mais cedo o diagnóstico seja feito, mais fácil será o tratamento.

Com a evoluçao da medicina, o diagnóstico e tratamento para a gravidez ectópica têm se tornado mais rápido e menos invasivo, buscando sempre preservar a fertilidade da mulher.

Tratamento para gravidez ectópica com medicamento

O tratamento com medicamento é usado quando os níveis de BhCG estão menores que 5.000 e quando o embrião não apresenta atividade cardiaca. O medicamento (Metotrexato) tem tido um sucesso de 78% a 96% dos casos. O medicamento é dado numa dose única ou em várias doses até que o nível do hormônio BhCG baixe por completo e o ovo fecundado pare de evoluir e apresentar riscos para a mulher.

Tratamento para gravidez ectópica com cirurgia

Se o hormônio BhCG não baixar com o uso do medicamento, a cirurgia será o tratamento mais indicado. Outro fator para a escolha da cirurgia como tratamento é o grande risco de rompimento das trompas, que pode causar uma hemorragia interna grave. Isso ocorre quando a gravidez ectópica é descoberta em um estado mais avançado e a cirurgia é feita com caráter de urgência. Geralmente o tratamento cirúrgico é feito através de laparoscopia e a recuperação é mais fácil e tranquila.

 

or

Forgot your details?