Existem várias causas para que a gravidez ectópica ocorra, algumas das causas da gravidez ectópica são congênitas, como algumas mulheres que nascem com as trompas com um formato diferente. Outras são causas externas, como uma cirurgia anterior na região abdodominal que altera o formato das trompas.
Contudo, a razão mais comum da gravidez ectópica é a existência de algum tipo de infecção no caminho por onde o ovo deve passar, atrapalhando seu percurso natural até o útero, o que faz com o que ele vá para lugares improváveis como ficar no ovários, ir para o colo do útero ou até mesmo para a cavidade abdominal.
Factores de risco da gravidez ectópica
Ainda não foi encontrada uma maneira de evitar esse tipo de gravidez, mas conhecer as principais causas da gravidez ectópica pode te ajudar a descobrir a gravidez mais cedo e iniciar o tratamento.
A gravidez ectópica pode ocorrer com qualquer mulher em período fértil. Contudo, alguns factores apresentam uma maior probabilidade de risco para as mulheres. Veja umas lista de prováveis causas da gravidez ectópica e seus factores de risco:
- Defeito congênito nas trompas;
- Gravidez ectópica anterior;
- Ter feito uma cirurgia nas trompas anteriormente;
- Problemas de fertilidade;
- Doença inflamatória prévia nas trompas;
- Gravidez por processos de fertilização in vitro.
- Histórico de endometriose;
- Histórico de DST;
- Histórico de cirurgias na região abdonomal, pélvica ou abortos anteriormente;
- Uso inadequado de DIU;
- Uso de contracepção de emergência, como a pílula do dia seguinte;
- Tabagismo;
- Gravidez após laqueadura.