Semanas

Blog

Como ter os dentes perfeitos na gravidez

higienebucalnagravidez

Devido às mudanças hormonais, físicas, metabólicas e algumas mudanças de hábitos, durante a gravidez é normal o aparecimento de alguns problemas dentários: cáries e gengivites, principalmente no primeiro trimestre - um dos motivos é uma maior produção dos hormônios estrogênio e progesterona pela placenta.

Alterações como o aumento de acidez bucal ou o aumento de frequência e consumo de doces são propícios ao surgimento de problemas, daí ser importante que a gestante redobre os cuidados higiénicos bucais:

- Evitar o consumo excessivo de doces, principalmente entre as refeições;



- Procurar fazer higienização completa dos dentes com escova e fio dental para evitar o aparecimento da placa bacteriana, bem como visitar seu dentista para que ele lhe oriente melhor sobre as medidas preventivas, como o uso de flúor.

A ingestão de alimentos ricos em cálcio e magnésio é muito importante nesta fase de gestação - como abóbora, vitamina A, C e E - pois a sua necessidade aumenta por volta de 50% devido à sua importância na formação do esqueleto e dentes do seu bebé. Para além de que é essencial para o bom funcionamento do organismo, ajudando na coagulação e manutenção da pressão sanguínea, nos batimentos cardíacos, na contração muscular e na produção de leite materno.

A avaliação dentária da sua boca é igualmente importante antes de tomar a decisão de ser mãe, pois não é aconselhável que a partir do 2º trimestre da gestação se faça um tratamento que seja necessário recorrer à anestesia, a não ser que o profissional tenha plena segurança em relação aos efeitos dos anestésicos bem como das alterações existentes na gravidez.

Prevenir é simples: procure um dentista e faça um check-up da boca antes mesmo de engravidar. Essa é uma boa oportunidade para realizar a profilaxia dentária – tratamento que remove a placa bacteriana por meio de raspagem e polimento – que é bastante recomendado nessa fase.

or

Forgot your details?