Semanas

Blog

Complicações

Como lidar com AIDS na gravidez



A prevenção de AIDS na gravidez e a transmissão do mesmo ao bebê são assuntos bastante sérios e importantes.HIV na gravidez

Saber conhecer a doença é uma das maneiras de prevenir o contágio e principalmente de evitar a transmissão de mãe para filho.

O contágio de mãe para filho pode ser passado através da gestação, parto ou amamentação. Se a gestante for seguida rigorosamente pelo médico pode fazer um tratamento através de medicação que vai reduzir a carga viral e deverá ser realizado desde o inicio da gravidez até ao parto.

O índice de transmissão do vírus de uma mãe que segue à risca o tratamento desde a gravidez e não amamenta o filho é menos de 5%.

O maior risco de infecção verifica-se durante o trabalho de parto, parto, infecção intra-útero e amamentação.

Qualquer mulher que deseje engravidar deve fazer primeiro o teste para saber se é ou não infectada. Depois dos resultados cabe sempre a si tomar a decisão de engravidar.

Segundo dados analisados pela Organização das Nações Unidas (ONU), Angola e Moçambique são os países de Língua Portuguesa com prioridade na eliminação da transmissão materno-infantil. Já o Brasil, ocupa 1/3 da população da América Central e Latina infectada com AIDS. Em Portugal esse valor diminuiu 20%, no entanto o objetivo da ONU é reduzir o contágio do vírus a nível mundial. Esse é um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos pela ONU na Declaração do Milênio de 2010.

“Viver com HIV”

A SIC, um canal de televisão português, passou recentemente uma reportagem sobre o tema. Trata-se de uma jovem que vive com HIV desde pequena. A transmissão foi feita pela mãe durante a amamentação.

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas até hoje, isto é, a nível social, físico e psicológico, Alexandra não desiste de viver e é um exemplo para qualquer pessoa na mesma situação. Esta é uma história de vida com muitos altos e baixos, mas acima de tudo com muita força e coragem.

or

Forgot your details?