Semanas

Complicações

Especialistas

Parto

Vivenciando a gestação em sua plenitude

Doula na gravidezComo se pode vivenciar a gestação em sua plenitude? Através da mudança emocional!

Toda mulher sabe parir, nasceu sabendo, está em sua ancestralidade. E embora faça parte da sua natureza, a simples idéia deste Rito de Passagem é capaz de gerar sentimentos contraditórios, fazendo com que muitas vezes a felicidade da gravidez seja ofuscada pela ansiedade, medo e insegurança na hora do parto. O que ocasiona, muitas vezes, cesáreas e outras intervenções desnecessárias.



Porque isso acontece na gestação?

Estar bem informado a respeito da fisiologia deste ato tão natural não é suficiente para trazer conforto e segurança neste momento especial. Nossas emoções nem sempre obedecem nossa razão! Por exemplo: estamos bem preparadas para uma prova, mas na hora "H" sofremos um “branco” causado pelo nervosismo.

Podemos concluir então que a parte fundamental não se resume a exames ou enxoval, mas sim aos sentimentos positivos cultivados durante toda a gestação: a experiência mostra que mulheres que se sentem emocionalmente seguras durante o período gestacional são as que realizam um trabalho de parto mais rápido e tranquilo.

Além disso, os últimos estudos indicam que de 95 a 99% das nossas ações hoje foram aprendidas desde o útero materno até os 6 anos de idade. Isso significa que todos os pensamentos, sentimentos e atitudes da gestante estão, neste momento, moldando a personalidade da criança.

Muito se tem falado sobre o parto: na internet, sociedade, entre amigas, irmãs, parentes... cada uma tem uma opinião, uma história para contar, um "conselho" para dar. Como saber quem está com a razão e qual a verdade?

Nestes momentos afloram emoções negativas, algumas até mesmo desconhecidas e várias dúvidas começam a surgir na mente da gestante como:

  • “Parto natural é arriscado”
  • “Meu corpo está ficando feio”
  • “Não estou preparada para isso”
  • “Eu não sei se consigo”
  • “Eu preciso estar no controle”
  • “Tenho que agradar aos outros”
  • Minha mãe me disse que...” entre outras...

 Existem hoje várias técnicas energéticas capazes de criar uma verdadeira revolução na nossa forma de pensar, sentir e agir. Trabalho com algumas delas e percebi que as mesmas auxiliam a gestante no processo do parto, desde que usadas desde o princípio.

Afinal, você sabe qual é a verdadeira causa de uma pressão alta na hora do parto?

E da “falta de dilatação”? – se é que isso existe!

Porque para algumas mulheres a dilatação é lenta enquanto para outras é muito tranquila e rápida?

Se “o parto” é igual para todas, sendo fácil se transcrever em simples palavras de “conselho” ou “consolo”, então porque tantas diferenças de sensações e emoções neste momento tão mágico e sublime, neste momento tão individual?

* Valéria Zen estará realizando no dia 5 de Dezembro um bate-papo online com gestantes, tentantes, doulas, parteiras, terapeutas e simpatizantes para explicar mais sobre as emoções na gestação e como elas podem interferir no parto e pós parto. As interessadas deverão enviar a ela um e-mail ao qual Valéria responderá com as instruções para que possam participar. Mais informações em : www.eftbrasil.net.br

 

or

Forgot your details?