Semanas

Especialistas

Todos têm uma opinião



Todos têm uma opinião. Especialmente quem já foi mãe. E todos querem ajudar. Contudo, e especialmente, quem está a viver a gravidez pela primeira vez, tem muitas dúvidas e nem sempre a confiança no máximo.

É fácil ficar perdida no meio de tantas opiniões e sugestões que as pessoas têm a dar sobre a roupinha da criança, sobre o quarto, sobre o nome, sobre o nascimento, sobre a roupa que deves usar, sobre isto ou sobre aquilo.

As conversas vão sendo puxadas e todos nós partilhamos as nossas experiências, que não são necessariamente iguais.

Pelo que me tenho apercebido, cada gravidez é uma gravidez. Existem muitos sintomas comuns, muitas dúvidas comuns, mas também muitas experiências pessoais e uma intuição que está sempre presente, em todas as mulheres, para reconhecer o que é melhor para si a cada instante. Mesmo nesta época única e completamente nova!

Saber ouvir é muito importante para qualquer pessoa, em qualquer momento da sua vida.

Para uma grávida saber ouvir é muito importante. Saber ouvir e saber distanciar-se da opinião dos outros e das histórias que pode ouvir dos outros.

Acredito, do fundo do coração, que as pessoas partilham aquilo que nós precisamos ouvir naquele momento. Não porque nos estão a dar sinais, mas porque:

- Nos podem alertar para algo que não sabíamos;
- Nos podem mostrar medos e inseguranças que podem ser processados e resolvidos;
- Simplesmente precisam desabafar as suas próprias experiências;
- Nos podem dar ideias, das quais podemos ou não desfrutar!

Por Ângela Vieira

or

Forgot your details?