Existem variadas dúvidas relacionadas com o que se pode ou não fazer durante a gestação, e uma das grandes questões relaciona-se com o uso de maquiagem.
A beleza não tem, nem deve, ficar de lado durante os meses de gravidez.
A maquiagem não é prejudicial para o bebé, pois esta não penetra na corrente sanguínea. Além de que serve como proteção para a pele do rosto e pescoço de sujidade e impurezas, ajudando também no combate às manchas de melasma, em conjunto com o protetor solar.
Não deve deixar de ter o seu momento diário para se embelezar, e realçar o brilho tão característico desta fase.
Existem algumas dicas que deve ter em mente ao comprar e usar maquiagem na gestação:
- Quando comprar deve ter sempre em atenção o tipo de pele, e as alterações que esta vai sofrendo ao longo dos meses;
- Para a zona dos olhos opte por produtos hipoalergénicos e sem perfume;
- Uma boa opção para a restante maquiagem, como a base líquida, pó e blush, são as versões minerais. Além de um “look” mais natural, estes produtos não contêm óleo mineral nem conservantes químicos, e os seus principais componentes são pós minerais.
- Não usar muita maquiagem, pois com a subida da temperatura do corpo existe mais tendência à transpiração;
- Aplique a menor quantidade possível de corretivo ou, se possível, deixe-o de parte. Este tende a acentuar as pequenas rugas, e quanto menos maquiagem utilizar na zona do olho, melhor.
- Utilize dois desmaquilhantes: um para o rosto, e outro específico para a zona dos olhos. Na escolha tenha em atenção que devem ser suaves e não adstringentes.