Semanas

Gravidez por trimestre

Meses da gravidez

O seu bebê, semana a semana

Qual o funcionamento interior da placenta?

Interior da placentaVocê sabe como funciona a placenta? Saiba que durante a gravidez, este suporte vital de vida desempenha uma atividade intensa para fornecer alimentação e oxigênio ao bebê e o proteger de substâncias infecciosas.

A placenta tem uma estrutura em forma de disco que se encontra pegada à parede uterina e ligada ao bebê por meio do cordão umbilical.

No seu interior, a placenta possui uma espécie de rede de veias e artérias provenientes do bebê e que o ligam à circulação da mãe.

Depois de entrar na placenta, esses vasos sanguíneos do bebê (ou artérias umbilicais) dividem-se em vasos sanguíneos finos (ou capilares) que, por sua vez, entram em uma espécie de projeções da placenta que se parecem a dedos (as vilosidades coriônicas). Essas vilosidades encontram-se incrustadas em uma membrana fina - o cório, e contêm veias fetais.



Entre essas vilosidades encontra-se impregnado o sangue materno que é encaminhado para o útero através de ramificações das artérias uterinas (ou artérias em espiral). Além disso, cada vilosidade é composta por uma ou duas células de espessura, através das quais passam os gases e nutrientes entre gestante e bebê, sem que ambas circulações entrem em contato direto e se misturem.

Durante o processo de difusão, os nutrientes e o oxigênio fazem o percurso da circulação materna para o feto. Em paralelo, os resíduos do metabolismo do bebê são transportados no fluxo sanguíneo da futura mãe.

Por outro lado, a membrana coriônica serve de barreira para proteger o bebê da recepção de determinadas substâncias e evitar infecções, entre outras funções da placenta.

 

or

Forgot your details?