Semanas

Blog

Primeiro caso de cura de bebé infetado com AIDS

Vírus não foi erradicado, mas enfraquecido a ponto de o sistema imunitário da criança o poder controlar sem antirretrovirais.

bebê

Médicos norte-americanos garantem ter curado, pela primeira vez, um bebê infetado desde a nascença com Aids. É o primeiro caso de cura funcional, de uma criança cujo vírus foi transmitido pela mãe seropositiva, que desconhecia estar infetada durante a gravidez.

O bebê começou a ser tratado com antirretrovirais pouco mais de 24 horas depois de ter nascido, o que terá permitido bloquear a formação de reservatórios virais difíceis de tratar.



A carga viral no sangue do bebé começou a baixar assim que começou a ser tratado.

De acordo com os médicos, que apresentaram os resultados do tratamento numa Conferência Anual de Retrovírus e Infeções Oportunistas, nos Estados Unidos, a criança, agora com dois anos e meio, esteve quase um ano sem medicação e, durante esse período, não apresentou sinais do vírus ativo.

Na Conferência , Deborah Persaud, professora de doenças infecciosas no John Hopkins Children’s Center, e Katherine Luzuriaga, professora de pediatria e de medicina molecular na University of Massachusetts Medical School, disseram que este caso sugere que o fornecimento de terapia antirretroviral nos primeiros dias de vida, para algumas crianças infetadas com o HIV, pode impedir o vírus de estabelecer um reservatório, ou esconderijo, nos seus corpos.

Os investigadores acreditam que não se tratou de um caso isolado e que a partir deste estudo podem vir a curar outras crianças do HIV. No entanto, mais estudos são necessários.

Leia mais:

Como lidar com AIDS na gravidez

or

Forgot your details?