Semanas

Alimentação

Festas

Páscoa

Páscoa: comer chocolate sem culpa

Durante a Páscoa, é difícil resistir à enorme variedade de ovos de chocolate expostos em prateleiras de lojas e supermercados.

De fato, não importa a idade, tampouco se está ou não grávida: a comemoração da Páscoa está associada ao consumo de chocolates e sua distribuição a familiares e amigos. Por isso, leia nossas dicas para que possa consumir chocolate durante essa época festiva sem culpa. chocolate páscoa

Consuma com moderação

Sabia que, quando consumido sem exageros, o chocolate é considerado saudável e nutritivo? Ingerido na medida certa, o chocolate estimula a produção de serotonina, um calmante natural, que produz a sensação de bem-estar e melhora o humor.

A recomendação é de 25 a 30g de chocolate por dia, o que equivale aproximadamente uma barra pequena ou um bombom.

Para controlar a quantidade de chocolate, o segredo é comê-lo em pedaços pequenos e devagar. Deixe-o derreter na boca, pois assim, reduzirá a ansiedade e “necessidade” de comer em maior quantidade.

Atenção ao tipo de chocolate

Para tornar o chocolate aliado da saúde, além da quantidade, é preciso ficar atento ao tipo de chocolate.

Quanto mais cacau tiver, mais saudável é o chocolate, pois possui quantidade reduzida de açúcar e gordura. O chocolate amargo (70% cacau) contém substâncias antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea, reduzindo assim o risco do surgimento de doenças do coração.

Já o chocolate branco não é muito indicado, pois contém apenas a manteiga de cacau, ou seja, gordura hidrogenada. Consumido em excesso, pode aumentar o peso e contribuir para o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Prefira após as refeições 

Há um horário ideal para comer chocolate? O ideal é após as refeições, principalmente o almoço, porque há outros alimentos a serem absorvidos, como carboidratos, proteínas e também as gorduras. Então, a absorção do próprio chocolate não será 100%, como se consumido no meio da tarde, com o estômago vazio.



Fonte: www.comereviver.com.br

Leia mais:

Coma em pequenas quantidades 

Receita de bacalhau para Páscoa 

Receita de cordeiro para Páscoa 

Dicas para sobreviver às calorias do Natal

or

Forgot your details?