Nem todos os tratamentos de beleza são indicados para grávidas. E nem todos os artigos de cosmética podem ser usados pelas gestantes.
Deixamos-lhe uma lista do que pode ou não fazer em matéria de estética durante a sua gestação.
Tratamentos faciais – Os cosméticos que usa no dia-a-dia são seguros.
Botox – O uso do botox representa uma questão discutível, pois é uma toxina que deriva de uma bactéria. Os médicos não aconselham o botox na gravidez nem a amamentação.
Bronzeamento – O solário não é aconselhado devido aos raios ultravioleta (UV), pois pode prejudicar o seu bebê. Existem loções de bronzeamento seguras, contudo deve assegurar-se de que não tem reações alérgicas.
Sauna – Não deve usar a sauna, porque aumenta a temperatura corporal. Esse aumento não é seguro, nem para si, nem para o seu bebê. A prática da sauna no primeiro trimestre da gravidez pode provocar espinha bífida.
Produtos para o cabelo e unhas – o uso de xampus (ou champós), amaciadores, manicures e pedicuras são seguros. Os alisadores de cabelo são seguros também.
Piercings – O uso de piercings não é aconselhável, principalmente nas zonas do umbigo, mamilos e órgãos genitais. No entanto, você pode substituir o do umbigo por um piercing de plástico PTFE. Nos mamilos pode afetar a amamentação e nos genitais deve mesmo retirar para evitar complicações no parto.