Semanas

Parto

Episiotomia: o que é?

A episiotomia é uma incisão cirúrgica que se realiza no períneo para alargar a abertura vaginal e facilitar o nascimento do bebê, no parto vaginal.episiotomia

Esta intervenção tem gerado alguma polêmica sobre sua idoneidade e se deve ou não ser realizada. Em geral, o setor médico está a favor, para evitar possíveis rasgos, enquanto alguns preparadores do parto se opõem, por a considerarem anti-natural.



dois tipos de episiotomia: a central e a lateral. A central se realiza até ao ânus, permite uma maior abertura, cicatriza mais rápido e tecnicamente é mais simples para suturar. Contudo, se usa menos porque tem mais riscos de complicações e afetar o esfíncter anal, se há rasgos no momento do nascimento. A maioria dos médicos prefere a incisão lateral.

A episiotomia se aplica no momento de uma contração porque graças a essa pressão, a anestesia tem melhores efeitos.

Desvantagens da episiotomia

Submeter-se a uma episiotomia tem algumas desvantagens, mas nenhuma delas afeta gravemente sua saúde. Pode ter dor devido à operação e estiramento do períneo, mas conforme o tempo vá passando, a incisão vai cicatrizando e em breve se sentirá recuperada a cem por cento para reiniciar suas atividades cotidianas.

 

or

Forgot your details?