A ministra da Agricultura e do Ambiente Assunção Cristas está grávida do quarto filho aos 38 anos de idade. Este é um fato que nunca aconteceu num Executivo português.
Casos como este já aconteceram em Espanha e em França, mas nunca a uma ministra portuguesa.
Esta notícia tem sido muito falada, visto que é uma ministra com uma importante pasta no governo português. Questiona-se quanto à licença de parto da ministra e quem a irá substituir se a pedir.
No entanto, o que ainda ninguém sabe é a maneira como Assunção Cristas irá gerir a licença de parto, de uma gravidez que nem a própria confirmou oficialmente, mas que já vai nas 12 semanas.
De qualquer maneira, pelo que várias vozes dizem em tom sarcástico, a ministra pode até nem vir a usufruir da licença de parto, pois são muitas as especulações de que o Governo não vai chegar ao Verão.
Caso o Governo continue em funções, a ministra pode gozar da sua licença de maternidade contudo em um período mais curto que o usual, que equivale a seis mese. E ainda assim terá que delegar as suas competências a um Secretário de Estado.
Assunção Cristas pertence ao CDS-PP. Entrou para o partido em 2009 tornou-se deputada e foi reeleita em 2011. Foi para o Governo pela primeira vez e assumiu a pasta da Agricultura e do Ambiente.
Fonte: Diário de Notícias