Há mais de 25 anos que surgiu a fralda descartável, uma invenção muito útil e super prática para os pais modernos. A fralda é a maneira mais fácil de manter a zona íntima do bebê saudável e cuidada, e conservar a roupa limpa.
Apesar da eficiência das fraldas descartáveis os pais nunca devem deixar de vigiar a fralda. Na verdade, as causas de mais assistência médica nos recém nascidos são as irritações e assaduras nos genitais e no rabinho. As partes íntimas de um bebê exigem muito cuidado. É essencial observar com frequência e manter a higiene.
Um bebê pode passar uma noite em branco devido à dor insuportável da irritação, por isso você deve ser especialmente cuidadosa quando o deitar. Antes de ele dormir troque a fralda, limpe o rabinho do bebê e coloque creme ou pó de talco recomendados para bebê.
Não é necessário mudar a fralda sempre que o bebê faça xixi, porque as fraldas têm muito poder de absorção e estão prontas para aguentar os líquidos.
Os pais desenvolvem a prática e intuição em relação à altura certa para mudar a fralda.
Mesmo que pareça seca não deixe ficar a fralda várias horas. E se sentir a fralda úmida (teste com o seu dedo) ou pesada mude-a de imediatamente, porque a umidade pode causar irritações e até fungos. O choro do bebê também pode significar que sente desconforto com a fralda.
Esteja sempre atenta à fralda do seu filho ou filha. Muitas vezes pode estar cocô na fralda e não deita cheiro, ou o bebê está a dormir e os pais não querem acordá-lo. São estes momentos que podem desencadear queimaduras e inflamações.
Ao trocar a fralda limpe suavemente com água, algodão umedecido ou com toalhitas para bebê, sempre de frente para trás. Seque com uma toalha seca e macia. Tenha sempre consigo uma embalagem de creme ou loção para irritações. Há muita oferta de cremes no mercado que permitem criar uma camada protetora no rabinho do bebê para o manter bem suave e saudável. Veja também como trocar a fralda.