Semanas

Viajar na Gravidez

Viajar grávida na TAP

Viajar grávida requer alguns cuidados, por isso aqui pode encontrar as dicas da companhia aéria TAP sobre os cuidados que viajar grávida deve ter caso escolha viajar de avião.

As passageiras que estejam grávidas mas sem complicações pode viajar nos voos da TAP até às 36 semanas de gravidez ou até 4 semanas antes da data prevista para o parto. As passageiras que estejam grávidas de gêmeos, trigêmeos, ou mais, e que não tenham complicações, podem viajar pela TAP até às 32 semanas de gravidez.

 No entanto, em qualquer um dos casos, a grávida que decidir viajar pela TAP deve estar acompanhada por uma declaração médica a partir das 28 semanas que indique que a gravidez não tem qualquer tipo de complicação bem como o tempo de gestação. No mesmo atestado deve vir referido que não tem qualquer impedimento de viajar de avião.

Em alguns casos é necessária uma autorização prévia do médico da TAP. No caso de gravidez de risco e alto-risco; gravidez com complicações; gravidez simples com mais de 36 semanas; gravidez de gêmeos, trigêmeos, com mais de 32 semanas; existência de dúvidas sobre o tempo de gestação e sobre a data prevista do parto; previsão de complicação no parto e em caso de risco de aborto ou aborto recente.

 Depois de uma análise pelo médico da TAP a passageira recebe a confirmação se pode ou não fazer a viagem.



 Recomendaçoes da TAP:

 Antes do voo:

  • Desloce-se atempadamente para o Aeroporto para realizar todos os procedimentos de embarque e deslocações no Aeroporto de forma tranquila.
  • Solicite um  lugar junto ao corredor para ser mais fácil as deslocações aos sanitários e pequenos passeios, em particular nas viagens mais longas.

 Durante o voo:

  • O uso de cinto de segurança é obrigatório e deve ser colocado por baixo do abdômen na região pélvica de forma a não comprimir o útero.
  • Não é aconselhada a  ingestão prévia ou durante o voo de bebidas gaseificadas e leguminosas que possam agravar a distensão dos gases a nível dos intestinos, podendo causar incomodo durante o voo.
  • O ambiente de cabine é mais seco que em terra pelo que a grávida deve ingerir água frequentemente durante a viagem de avião.
  • Para reduzir o risco de trombose venosa, em particular em viagens com duração superior a 3 horas, a grávida deve fazer exercícios no lugar mobilizando os membros inferiores.

 

or

Forgot your details?