Se teve relações sexuais sem proteção, é normal que se tenha a possibilidade de estar grávida. Embora o mais indicado seja esperar pelo atraso da próxima menstrução para fazer o teste de gravidez, você pode fazê-lo antes para tirar as dúvidas.
Quando fazer o teste de gravidez?
É muito importante escolher bem o dia em que fazemos o teste de gravidez, porque a hormona que indica a gravidez detecta-se na urina quinze dias depois da concepção e não antes. Uma prova antes desta data resulta provavelmente num falso negativo.
O teste de gravidez de farmácia são testes de urina que detectam a presença da hormona hCG na urina. Este hormônio está ausente no corpo de uma mulher que não esteja em gestação.
Como funciona o teste de gravidez
O teste de farmácia geralmente tem uma vara onde é analisada a urina e baseia-se me anticorpos que reagem na presença da hormona da gravidez, fornecendo um resultado positivo ou negativo. Os sinais que surgem no teste e que indicam o resultados final diferem segundo a marca, por isso é fundamental ler as instruções da embalagem com muita atenção.
Também há a opção de fazer o teste por exame de sangue. Existem dois tipos: qualitativo ou quantitativo. O qualitativo diz apenas se você está ou não grávida (negativo ou positivo), como no teste de farmácia. O quantitativo mostra exatamente a concentração do hCG no sangue. Os exames consideram grávida a mulher que tenha pelo menos 25 IU/l de hCG no sangue.
O nível máximo de hCG é atingido entre a semanas 7 e 12 de gestação. Posteriormente o nível diminui consideravelmente, o que explica o desaparecimento das náuseas e dos vômitos a partir da 12ª semana de gravidez. Neste momento, o nível de hormonas alcança uma estabilidade que se mantêm durante toda a gravidez e até três semanas depois do parto.
Se deseja saber mais sobre os tipos de teste de gravidez, leia a nossa matéria que explica as vantagens de cada tipo de teste. Para além do teste da farmácia há testes clínicos e mesmo testes caseiros, outra opção é fazer um teste de gravidez online.
Tenha também em conta que estes testes são seguros a maior parte das vezes, mas... tem como falhar? Verifique 5 coisas que podem dar errado no teste de gravidez e trocar o resultado e não cometa esses erros que podem afetar o resultado do seu teste de gravidez.