Ao fim de 3 semanas, o coração é um grupo de células musculares letárgicas e minúsculas, mas que 22 dias mais tarde se encherá de vida. Uma célula se contracta espontaneamente, um movimento que se espalhar às células vizinhas, iniciando uma reação em cadeia, até que todas as células do coração começam a bater.
Não é incrível? É como se algumas células incentivassem outras a dançar! Estas células estão programadas para controlar os batimentos do feto até que o cérebro do bebê assuma essa função nas semanas seguintes.
Por enquanto, o coração irá distribuir os alimentos e oxigênio de que o embrião necessita para crescer. O coração do bebê bate já com uma média de 150 batimentos por minuto. Quase duas vezes mais do que em um adulto! De qualquer maneira, você não consegue ouvir os seus batimentos antes das 12 semanas de gravidez, altura em que o poderá fazer graças ao estetoscópio ou outro equipamentos especial usado pelos médicos, ou mesmo através da primeira ultra-sonografia. Só poderá escutar e sentir esses batimentos cardíacos após a semana 27 da gravidez.