Semanas

Fertilidade

As principais causas da infertilidade e o seu tratamento

Quando muitos casais decidem ser pais não teem em consideração o inconveniente que pode surgir ao começar a tentar ter um filho: não conseguir engravidar. Depois de muitas tentativas durante meses e em alguns casos até anos lutando para conseguir o objectivo de ter um filho, alguns casais perdem a esperança.

Infertilidade masculina e feminina



Nestes casos, o mais provável é que a causa do problema seja a infertilidade de um dos membros do casal ou de ambos.  Felizmente, existem clínicas de fertilidade que são especializadas em devolver a esperança a estes casais. Um exemplo de este tipo de clínicas é a IVI, que estão presentes em vários países para poder oferecer aos seus clientes um serviço eficaz e personalizado.

As principais causas da infertilidade masculina

Como mencionado, às vezes o motivo pelo qual o casal não pode conceber é porque o homem pode sofrer de algum problema relacionado com fertilidade. Vamos ver quais são os sintomas mais frequentes de infertilidade masculina:

  • Problemas de ereção. Esta situação torna muito difícil ou mesmo impossível um homem ter relações sexuais com a sua parceira, pelo que a fecundação se converte em algo impossível de conseguir.
  • Qualidade do sêmen. A poluição ambiental, a alimentação ou a falta de exercício são algumas das razoes que provoca que muitos homens tenham sêmen de pouca qualidade e quantidade. Este Com poucos espermatozoides e de pouca mobilidade, que torna difícil que estes cheguem até o óvulo para fertilizá-lo.
  • Trato genital alterado. Quando isto acontece, o canal através do qual o sémen chega ao exterior tem uma forma anormal que faz com que seja difícil que o líquido atinga o fundo da vagina durante as relações sexuais.
  • Formas pouco comum do sistema reprodutivo. Uma morfologia pouco habitual, como: pénis com curvatura muito marcada, tamanho reduzido ou uma difícil orientação do meato urinario dificultam muito a chegada do sémen á vagina.

As principais causas da infertilidade feminina

Por outro lado, quando é a mulher que tem o problema de reprodução, em geral, estes são algumas das causas:

  • A Endometriose. Isto acontece quando o tecido do interior do útero está localizado no exterior, de modo que não é viável a fertilização.
  • Uma idade avançada para conceber. Depois de certa idade, as hipóteses da mulher para conceber começam a diminuir. Isto geralmente acontece após os 35 anos de idade e a partir dos 40 anos as probabilidades de sucesso são menores.
  • Anomalias nas trompas de Falópio. Estos condutos são fundamentais na fecundação, para transportar os espermatozoides até o óvulo e depositá-lo no útero depois de ter sido fertilizado. Quando as trompas de falópio estão danificadas, a fecundação pode-se tornar impossível.
  • A presença de fatores de risco adicionais, sofre doenças crónicas como cancro, diabetes ou doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. Este aspecto piora quando são tomados certos medicamentos, como anti-depressivos.

 

Em 30% dos casos avaliados, as causas de infertilidade são masculinas, 30% são femininas, um 20% é devido a fatores mistos em que ambos sexos influenciam e outro 20% não responde a nenhuma causa aparente,  já que não é possível determinar as razões da infertilidade.

Em qualquer caso, se são um casal que está passando por esta situação difícil, não deixe passar mais tempo e visitem uma clínica especializada onde podem informar-se sobre as vossas opções Segundo as vossas características pessoais, estas são algumas das opções: fecundação invitro, inseminação intra-uterina, transferência de pré-embriões doados por outro casal e doação de gametas.

or

Forgot your details?