Semanas

Complicações

Exames de gravidez

O boletim de saúde da grávida

Em cada consulta pré-natal os dados dos exames serão registrados no boletim de saúde. Vai ser-lhe útil compreender para que servem os exames, o que implica saber como interpretá-los de forma a evitar as frequentes complicações durante a gravidez.

  • Análises ao sangue

Vai ser aconselhada a fazer análises que determinem o seu grupo sanguíneo como também a presença de anticorpos no sangue. Irá fazer análises ao sangue que verifiquem imunidade à rubéola, à hepatite e à sífilis.

Também será analisada a hemoglobina para verificar a existência de anemia. O seu médico vai pedir-lhe alguns exames complementares, como por exemplo, e certamente, o teste de AIDS (HIV).



  • Tensão arterial

Existem razões para ter de monitorizar a tensão arterial em cada consulta. Por exemplo, a tensão arterial elevada pode afetar o crescimento do bebê e conduzir a uma doença que poder pôr em causa o risco de vida – pré-eclampsia.

Aproximadamente 10% das mulheres desenvolvem essa doença durante a gravidez. No entanto se for bem controlada, o problema pode chegar a não existir.

  • Urina

Em cada consulta deve levar uma amostra de urina. Na análise da urina é analisado o açúcar, se está presente em demasia; as proteínas, que se estiver presente pode ser um sinal de pré-eclampsia; e as cetonas, que indica se o seu organismo não tem açúcar suficiente. Estas, apenas são encontradas em mulheres com alguma doença grave.

Os resultados podem ser registrados no boletim com NA, ou seja, nada de anormal, ou com um traço ou com o sinal +, que indica que estão presentes pequenas quantidades da substância em causa.

  • Edema (inchaços)

O seu médica irá perguntar-lhe se tem algum tipo de inchaço, apesar de que seja normal que tal aconteça à volta dos pés e das mãos, particularmente no fim da gravidez.

Caso não tenha mais nenhum sinal de pré-eclampsia, tal como hipertensão ou proteínas na urina, não tem motivo para se preocupar.

or

Forgot your details?