Semanas

Sintomas da gravidez

Mudanças de humor na gravidez

mudanças de humor na gravidezA variação de humor pode ser um dos primeiros sintomas de gravidez. As grandes doses de produçao hormonal são as principais causas fisiológicas das mudanças de humor durante a gravidez. A produçao de progesterona e estrogêneo aumenta em média 15 vezes durante a gravidez, pois esses dois hormônios são essenciais para manter uma gravidez saudável, mas por outro lado pode trazer grandes variaçoes de humor.



Além dessas causas hormonais, há uma grande parcela de causas emocionais para as mudanças de humor, principalmente para mamães de primeira viagem. A gravidez causa muitas mudanças no corpo das mulheres, o que pode trazer estresse, insegurança e irritabilidade. Além disso, o fato de ser mãe traz grandes preocupações futuras que podem impactar o estado de humor das futuras mamães.

As mudanças de humor podem ser sinal de outra coisa?

A princípio, as mudanças de humor na gravidez são bastante normais, até que seu corpo se acostume com o bombardeio de hormonal que está sofrendo. Fique tranquila pois essas mudanças de humor não vão afetar o seu bebê.

Contudo, se as mudanças de humor persistirem por muito tempo na gravidez pode ser sinal de algum problema. Entre 10 a 15% das mulheres grávidas sofrem de depressão pré-natal, dependendo o seu grau de caso para caso. Por isso, deve falar com seu médico e descobrir o quanto antes a causa de suas inquietudes. Na realidade, existe o risco de depressão pós-parto. E esta última pode sim afetar o desenvolvimento emocional do seu bebê.

Como lidar com as mudanças de humor na gravidez

Começar por compreender que isso é algo normal da gravidez e que irá passar é um passo primordial para lidar com as mudanças de humor na gravidez. Seja mais tolerante consigo mesma e aproveite sua gravidez em toda sua plenitude. Algumas dicas podem te ajudar a lidar melhor com as mudanças de humor na gravidez:

  • Procure mudar sua rotina, descansar mais, alimentar-se melhor e evitar estresses desnecessários. Lembre-se que sua prioridade agora é a sua saúde e a do bebê;
  • Faça alguma atividade que te relaxe e dê prazer;
  • Converse com seu companheiro, com amigos e familiares sobre suas mudanças de humor. Peça mais compreensão para eles;
  • Se necessário, busque ajuda profissional com um psicólogo(a);
  • Tenha calma, esses sintomas são fisiológicos e normais e logo vão passar.

 

or

Forgot your details?