Semanas

Blog

Microcefalia : associado ao Zika vírus

microcefalia-560x366

Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça do individuo é significativamente menor do
que o normal, de indivíduos da mesma idade e sexo. É o resultado de um crescimento anormal do cérebro que pode ocorrer no útero ou na infância. É diagnosticada nos inicios de vida e resulta no não desenvolvimento normal do cérebro, este não cresce o suficiente durante o seu desenvolvimento intrauterino ou após o nascimento.

Não tem cura, mas sim há tratamentos para a microcefalia, que realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida. Portanto, a fisioterapia, terapia ocupacional e outras formas de tratamentos orientadas pelo médico são bem vindas. A microcefalia pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais.

microcefalia

A microcefalia normalmente é detectada pelo médico nos primeiros exames após o nascimento em um check-up regular. Contudo, caso você suspeite que a cabeça de seu bebê é menor do que a de outros da mesma idade ou não está crescendo como deveria, fale com seu médico, tanto de clinica geral, como pediatra, neurologista ou neurologista infantil. Leve já ao seu médico as suas suspeitas: uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram, histórico médico, incluindo outras condições que tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade; assim como uma lista com todas as suas dúvidas, como por exemplo. Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar:



  • Qual é a causa mais provável da condição do meu filho?
  • Meu filho precisa de quaisquer testes adicionais? Se assim for, estes testes requerem qualquer preparação especial?
  • Quais são os tratamentos disponíveis?
  • Qual você acha que é o melhor para o meu filho?
  • Caso tenha mais filhos, quais os riscos de eles terem microcefalia?
  • Onde posso encontrar mais informações?

Não hesite em fazer outras perguntas, caso elas ocorram no momento da consulta.

O diagnóstico de microcefalia pode despertar nos pais uma série de sentimentos como raiva, medo, preocupação, tristeza e culpa. Portanto é importante buscar ajuda de uma equipe profissional de confiança: procure médicos, professores e terapeutas em que confia. Apoie-se em outras famílias que lidam com a mesma situação.

Os médicos recomendam que as gestantes até 20 semanas devem ter os seguintes cuidados:

1- Exposis Extreme (repelente) usar a cada 10horas no corpo, e aplicar na roupa uma vez ao dia.

2- Off Adulto (repelente) usar a cada 6horas no corpo, e aplicar na roupa uma vez ao dia.

Veja também sobre Hidrocefalia

or

Forgot your details?