Semanas

Engravidar

Fertilidade

Gravidez tardia

Gravidez tardia

Uma gravidez é considerada tardia quando ocorre após os 35 anos. A gravidez aos 40  é um tema muito atual e discutido em nossa sociedade, porque é um reflexo direto da mudança do papel da mulher na sociedade ao longo das últimas décadas.



Há alguns anos atrás, o período de tempo ideal para uma gravidez era dos 20 aos 30 anos de idade, depois se viu que até os 35 anos, a mulher mantinha adequado seus níveis de fertilidade, sem por em risco sua saúde e do bebê. Contudo, após os 35 anos, a taxa de fertilidade começa a cair de forma brusca e os óvulos, que são formados nas mulheres ainda na barriga da mãe, são mais velhos e podem apresentar problemas no processo de formação do bebê.

Quais as chances de engravidar depois dos 40

Pesquisas mostram que as chances de engravidar depois dos 40 caem por dois motivos: primeiro que seu corpo em geral não tem o mesmo vigor que antes, por isso seus óvulos e seu útero não são os mesmos. Segundo que a taxa de infertilidade aumenta muito depois dos 40 anos. Por isso, a chance de engravidar aos 40 anos gira em torno 36%, metade da probabilidade de antes dos 40. Logo, a taxa de infertilidade é de 32%, o dobro do valor dos 30 anos.

Quais os riscos de uma gravidez tardia

Os riscos de uma gravidez tardia decorrem principalmente da idade do óvulo, que tem maior probabilidade de apresentar má formação genética do processo de desenvolvimento embrionário. Outra dificuldade enfrentado por algumas mulheres, é que o corpo não tem a mesma resistência de quando era mais jovem. Contudo, esse fator vai depender bastante do estilo de vida da futura mãe, sua alimentação, seu ritmo de vida, se pratica ou não exercícios e o fato de ter doenças anteriores à gravidez.

Quais os cuidados em uma gravidez tardia

Os cuidados na gravidez tardia também vão depender da saúde da mamãe. A principal diferença é que uma futura mãe com mais de 35 anos deve começar o pré-natal antes mesmo de engravidar, um procedimento comum é fazer uma análise completa da saúde da futura grávida e começar a tomar ferro três meses antes de começar a tentar engravidar. Além disso, uma gravidez tardia requer um cuidado mais atendo do médico, por isso podem ser feitos exames mais detalhadas e uma frequência maior nas visitas do pré-natal.

Quais as vantagens de engravidar depois dos 40

As principais vantagens de engravidar depois dos 40 é que a futura mamãe deseja muito o filho que terá, sente mais preparada para educar uma criança, tem mais estabilidade financeira e equilíbrio do seu relacionamento. Por isso, a maternidade provavelmente será mais prezerosa e tranquila. Isso se reflete nos índices baixos de depressão pós-parto em mulheres com mais de 40 anos.

Conheça a história dessa mãe que enfretou o desafio de engravidar depois do 40 e hoje está muito feliz!

 

or

Forgot your details?