Semanas

Blog

Grávida de gémeos é um fenómeno fascinante!

Uma grávida em cada 80 dá à luz gémeos. Apesar de não um acontecimento excecional é de qualquer forma considerada uma gravidez de risco. Mas graças a um acompanhamento médico específico e mais frequente, a maior parte decorre sem qualquer problema.

O seu médico será capaz de detectar a presença de gémeos logo na primeira ecografia. Há diversas causas para as gravidezes múltiplas como: fatores hereditários, idade, alimentação… A prática de tratamentos de infertilidade é cada vez mais frequente e também leva ao aumento de gravidezes múltiplas.

Podemos distinguir entre dois tipos de gémeos:

Monozigóticos ou gémeos verdadeiros. Desenvolvem-se a partir do mesmo óvulo, que se divide em dois. São muito parecidos entre si e serão do mesmo sexo.



Dizigóticos ou gémeos falsos. Desenvolvem-se de dois óvulos diferentes. Podem ou não ser parecidos entre si e podem ser de sexos diferentes.

gemelos

Em média, o nascimento ocorre às 37 semanas da gravidez (em vez das 40 semanas numa gravidez simples).

O parto natural é preferível se os bebés estiverem bem de saúde e se estiverem na posição correta e se a mãe não tem qualquer problema de saúde. A prática da cesariana poderá ser uma opção se houver stresse fetal, ou se o segundo bebé não dá a volta.

Estar grávida de gémeos é acima de tudo uma aventura fantástica! Para trocar experiências com outros pais de gémeos tanto antes como depois do nascimento.

or

Forgot your details?