As clínicas de reprodução assistida também conhecidas como centros especializados de reprodução humana, possuem tratamentos de fertilidade, de modo a que qualquer casal que esteja planejando ter filhos concretize seu sonho.
Existem clínicas por todo o país. No entanto, é essencial ter alguns cuidados na escolha da clínica de reprodução assistida, uma preocupação referida pela Anvisa.
Cuidados a ter na escolha da clínica de reprodução assistida
Para realizar o tratamento, o casal que anseia ter filhos deve escolher um centro clínico com boas referências. Devem certificar-se que o médico é realmente especializado em reprodução humana e que tenha os títulos de Ginecologia e Obstetrícia.
A mesma clínica deve possuir entre os seus funcionários um bom embriologista, que seja reconhecido no mercado dessa área de trabalho.
A clínica deve ser reconhecida pelos órgãos fiscalizadores (Anvisa e Vigilância Sanitária).
Antes de avançar para um procedimento de reprodução assistida, o casal deve conhecer as instalações da clínica. O especialista da clínica, neste caso o ginecologista e obstetra, deve mostrar os centros cirúrgicos e os laboratórios, assim como mostrar os outros especialistas e a equipe de laboratório.
Por outro lado, a clínica deve realizar todos os exames, principalmente os de controle sorológico, verificar todos os equipamentos e, principalmente, não ter nenhuma dúvida sobre como será feito todo o tratamento.
Por exemplo, uma das melhores técnicas para reprodução assistida deve ser a técnica de vitrificação, que consiste no congelamento rápido, que evita a perda celular de óvulos ou embriões, chegando a 20% no máximo.
Assim sendo, a margem para erro é baixa, se a clínica cumprir todos estes requisitos de qualidade e profissionalismo.
Como engravidar? Mais mátérias
Mais informações sobre fertilidade
Fonte: VilaMulher (Terra.com.br)