Alimentação do bebê de 9 meses

A alimentação para bebês de nove meses necessita de mais nutrientes, já que começa uma etapa muito ativa de seu crescimento.

As necessidades energéticas que necessitam os bebês de nove meses nesta etapa, quando começam a caminhar, gatinhar, dormir menos, etc, só podem ser fornecidos pelos cardohidratos, como arroz e massa.

Pode preparar estes alimentos muito bem fervidos, não al dente, misturados com verduras ou carnes ou substituição das batatas. A quantidade recomendada são 20 gramas (peso cru). Servido em puré, triturado com os outros alimentos e mais tarde esmagados com o garfo.



O que deve evitar ou pode alternar a partir dos 18 meses são o arroz e as massas integrais.

Aprendendo a se alimentar

O bebê de 9 meses está aprendendo a se alimentar: gosta de brincar com a comida e já decide quanto pode comer. Não deve obrigá-lo a continuar a comer quando chora; é porque já não quer mais.

O bebê de 9 meses já é capaz de segurar a colher com comida e pode beber de um copo com um pouco de ajuda. Estes são os primeiros passos de aprender a comer sozinho. Você pode ajudá-lo a praticar dando-lhe alguns alimentos que se podem comer com as duas mãos:

  • pequenos pedaços de queijo suave;
  • pão tostado;
  • bolachas;
  • pedaços de legumes cozidos (batatas, cenouras, ervilhas, feijão ou abóbora);
  • pequenos pedaços de carne cozida;
  • pedaços de fruta pelada (banana, pêssego, pêra, abacate ou melão).

Elogie seu filho se se estiver alimentando sozinho, mesmo que esteja ainda muito desordenado. Está em idade de experimentar e assim aprenderá.

Se a bagunça incomodar muito, coloque algumas folhas de jornal sob a cadeira de seu filho para pegar a comida que cai.

Leia mais:

Guia de alimentação para o bebê

Alimentação do bebê de um mês 

Alimentação do bebê de 3 meses

Alimentação do bebê de 6 meses