Semanas

Gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência: fatos e fatores

A gravidez na adolescência como o nome diz, consiste na gravidez de uma adolescente.ficar grávida na adolescência

Como fator fundamental para a ocorrência da gravidez está o aparecimento da primeira menstruação (ou período), o que em média ocorre aos 12,5 anos, uma idade que varia de acordo com etnia e peso. A média de idade da ocorrência da menstruação vem diminuindo com o passar dos anos.

Existe uma série de fatores sociais e pessoais que influenciam a gravidez precoce. Mundialmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a taxas de gravidez na adolescência varia entre 143 para 1000 em África, a 2,9 para 1000 na Coreia do Sul.

As grávidas na adolescência enfrentam muitas das mesmas questões com que se deparam as mulheres entre os 20 e 30 anos. Assim, verifica-se a problemática da maternidade monoparental que apresenta particular incidência na gravidez adolescente.



O acompanhamento familiar e medical

É muito importante que, quando é diagnosticada a gravidez à adolescente, seja feito o exame pré-natal, e que ela receba apoio da família e do seu contexto social, tenha auxílio e acompanhamento psicológico e obstetra adequados à situação.

Estar grávida na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais e sociais.

Normalmente uma jovem que ainda não atingiu a maioridade, não está preparada para cuidar de um bebê. No entanto, o seu organismo já está preparado para prosseguir com a gestação. Associado à gravidez precoce está o fator “mãe solteira”, por diversas causas incluindo a da idade que possui.

No que toca à relação, quando surge a gravidez um dos dois abandona a relação sem se importar com as consequências. Este é apenas um dos motivos que faz crescer, a cada ano, o número de pais e mães jovens e solteiros.

No entanto a gravidez na adolescência é um tema que deixa as jovens com muitas interrogações. Atribuem-se a esta fase assuntos como: o aborto na adolescência, as consequências, os sintomas, a sexualidade, as causas e a gravidez indesejada.

Leia também:

Fonte: Adolescent pregnancy - fact sheet N°364, May 2012 e Teenage Pregnancy in Brazil (1996), da Organização Mundial da Saúde.

or

Forgot your details?