Semanas

Teste de gravidez

exame-de-gravidezEstá tentando engravidar? Saiba tudo sobre teste de gravidez. Com quantos dias posso fazer o teste de gravidez? Como funciona o teste de gravidez? O que fazer se o exame der positivo? E se der negativo? Quanto custa em média um teste de gravidez? Tire todas suas dúvidas aqui!

Tipos de teste de gravidez

Se você está tentando engravidar e já começou a sentir alguns sintomas de gravidez mesmo antes do atraso menstrual, como aumento do volume dos seios, cansaço, sono, enjoos, desejos e mudanças de humor, é melhor que você faça um teste de gravidez para ter certeza. Existe alguns tipos de teste de gravidez, desde os testes caseiros até ultrassom. Aqui vamos falar dos testes mais comuns, precisos e acessíveis: o teste de farmácia e o exame de sangue.

Teste de gravidez de farmácia

O teste de gravidez de farmácia é o teste de gravidez mais comum e acessível. Pode ser encontrado de forma fácil nas farmácias e não precisam de receita médica. O teste de gravidez de farmácia detecta o hormônio HCG na urina da mulher através de anticorpos que reagem ao hormônio, fornecendo um resultado positivo ou negativo. O hormônio hCG é produzido pela placenta e por isso só pode está presente no corpo de mulheres grávidas. Cada marca de exame de farmácia indicada de maneira diferente o resultado, por isso é importante ser com atenção as instruções de cada exame. teste-de-gravidez-positivo

Exame de sangue

Existem dois tipos de exame de sangue para gravidez: qualitativo ou quantitativo. O exame de sangue qualitativo indica se você está grávida ou não, assim como o teste de farmácia, mas com mais precisão. O exame de sangue quantitativo mostra a quantidade de hCG que está presente no sangue. Se der a partir de 25 IU/I, parabéns, você está grávida!

Além do teste de farmácia e o exame de sangue, existem outros tipos de teste de gravidez. Contudo os mais confiáveis são esses dois.

Quando fazer o teste de gravidez?

Escolher bem o dia para fazer o teste de gravidez é primordial! Isso porque o hormônio da gravidez, o beta hCG só aparece na urina quinze dias depois da ovulação. Se o teste de gravidez de farmácia for feito antes, certamente dará um falso negativo. Muitos mulheres ainda se perguntam se o teste de farmácia pode falhar, contudo, se o teste for feito na data certa e com a primiera urina do dia, a probabilidade de estar correto é de 99%.

Outra opção é fazer o exame de sangre para descobrir se está grávida ou não. Faça o exame de sangue a partir de 12 dias depois da ovulação. Esse tipo de exame de gravidez é mais confiável e preciso que o de farmácia, pois o hormônio hCG é detectado no sangue antes de estar na urina. Além de confirmar sua gravidez, o exame de sangue pode mostrar a quantidade de hormônio, o que ajuda a definir em que semana de gravidez você está.

Teste de gravidez positivo

Fiz o teste de fermácia ou o exame de sangue e deu positivo, e agora, o que eu faço? Primeiro, parabéns, você está grávida! Agora é preciso procurar um médico obstetra para fazer outros exames médicos necessários na gravidez, definir a semana de gravidez e começar a fazer suas consultas de pré-natal! Quando mais cedo você confirmar sua gravidez, melhor! Isso ajuda a começar o pré-natal mais cedo e ter uma gravidez mais saudável. Se por acaso houver alguna anormalidade, como uma gravidez ectópica, por exemplo, é melhor que você descubra o quanto antes!

Teste de gravidez negativo

Fiz o teste de farmácia e deu negativo. Calma, ainda pode ser muito cedo! O hCG dobra de valor a cada 48h em um gravidez, por isso você deve repetir o exame depois de 7 dias para ter certeza. Além de escolher bem quando fazer o teste de gravidez, existem outros fatores que podem ajudam o resultado ser falso negativo. Saiba quais são as 5 coisas que podem dar errado no teste de gravidez e evite-as para que seu resultado seja o mais confiável possìvel.

Se você refazer o exame de farmácia ou fazer um exame de sangue e der negativo, não se preocupe! Veja essas dicas para engravidar e continue tentando!

Quanto custa um teste de gravidez?

Muitas grávidas têm dúvidas sobre quanto custa um teste de gravidez. O preço de um teste de gravidez de farmácia pode variar muito de um para outro. Geralmente os mais caros são os mais sensìveis para detectar o hormônio hCG. Os preços começam a partir de 5 reais para os testes de tirinhas, até 45 reais para os testes mais modernos. Se você quer descobrir sua gravidez o quanto antes e não tem tempo de ir ao médico pedir uma solicitaçao de exame de sangre, a indicação é comprar os testes com mais precisão. Contudo, dependendo do valor, é mais certo e confiável fazer um exame de sangue para gravidez.

or

Forgot your details?