Home >>  Engravidar, Fertilidade  >>  Os riscos de esperar para engravidar

Os riscos de esperar para engravidar

Posso engravidar depois dos 35? Qual é a idade ideal para ter filhos?

As chances que você tem de ficar grávida e e ter sucesso na gravidez, diminui significativamente a partir dos 35 anos. Se é o seu caso, o maior risco que você corre é  não ficar grávida e ter problemas de fertilidade.

Os riscos de uma gravidez tardia são divididos em dois: aqueles decorrentes das alterações que podem ocorrer na criança (nascimento prematuro, síndrome de Down e outras anomalias cromossômicas) e risco de câncer de mama (aumento da incidência de diabetes e doenças cardiovasculares).

gravidez tardia

A gravidez é geralmente mais pesada para as mulheres de 40 anos ou mais, e ai aumentam os sintomas como a dor nas costas, inchaço ou veias varicosas (tudo isso devido à perda de elasticidade dos tecidos  à medida que envelhecem).

Como para o bebê, as mulheres grávidas com mais de 35 anos, têm um risco maior de ter um bebê de baixo peso ao nascer e nascimento prematuro. A placenta também pode apresentar problemas, o mais comum é a placenta prévia, cujas complicações podem ser prevenidas por meio do agendamento de uma cesariana.

Quanto ao parto, as mães maduras podem ter um longo trabalho de parto e mais propensos a ter cesariana. As mães de 40 anos ou mais têm um maior risco de cesariana.

Essas desvantagens são mitigadas com o diagnóstico precoce e com o acompanhamento médico adequado com você e seu bebê. Por outro lado, ter um bebê em uma idade madura você vai se sentir emocionalmente mais forte para enfrentar o desafio de cuidar de seu corpo durante a gravidez e, especialmente, para criar uma criança.

Como engravidar? Mais mátérias

Mais informações sobre fertilidade

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?