Home >>  Gravidez na adolescência  >>  O aborto na adolescência

O aborto na adolescência

O aborto na adolescência é uma decisão que vai trazer um grande impacto à vida da adolescente em questão. Algumas adolescentes optam por ter o bebê, outras preferem recorrer a uma interrupção voluntária da gravidez (IVG) por vários motivos.

No entanto, um aborto para  travar uma gravidez na adolescência tem muitos riscos. Entre outros o aborto pode levar a um aumento da possibilidade de câncer de mama, doenças inflamatórias pélvicas, depressão e a contração de hepatite viral, como até a morte por hemorragia excessiva ou outras complicações.aborto na gravidez adolescente

Aborto = tema tabu

O aborto ainda é um assunto tabu, pois em alguns países é permitido em outros não. Para além das consequências a nível físico, ele tem outras incidências a nível psicológico. Estados depressivos, arrependimento e tentativa de suicídio são alguns dos fatores que registram uma percentagem mais elevada quanto aos problemas emocionais no período pós-aborto.

Se está numa dessas situações, aconselhe-se primeiro com o seu médico. Ele, melhor que ninguém, lhe ajudará a tomar uma decisão. Consoante a sua idade, o seu peso, a sua origem, o especialista pode indicar e explicar tudo o que deve saber sobre este procedimento.

Tags: , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?