Semanas

Bebês

Dúvidas

Parto

Pós-parto

Guardar o sangue do cordão umbilical: passo a passo

Conservar o sangue do cordão umbilical em alguns dos bancos privados de criopreservação requer os seguintes passos:



Cryopreservation

Antes do parto

Uma vez comparados os diferentes bancos de criopreservação e escolhido um, há que contratar o serviço. É então disponibilizado um kit de colheita, necessário para a extração do sangue do cordão umbilical, assim como toda a documentação necessária para o processo.

No momento do parto

É importante comunicar ao banco contratado o momento de entrada no hospital ou maternidade para dar à luz. Quando chegar o momento, também é necessário falar com a equipe médica e lhes entregar o kit de colheita. Imediatamente a seguir ao nascimento do bebê e antes da expulsão da placenta, a equipe médica faz a colheita do sangue e do tecido do cordão umbilical.

Depois do parto

Depois de completo o processo de colheita do sangue do cordão umbilical, o pai ou algum familiar deverá se pôr em contacto com o banco de criopreservação contratado e eles recolherão a amostra e transportarão num curto espaço de tempo para o banco. Depois de fazerem uma série de análises para constatar seu bom estado, as células tronco são congeladas e armazenadas. Os pais serão informados do resultado da criopreservação das células tronco após a amostra ter sido processada e analisada.

Leia mais:

Recolher as células tronco no momento do parto: porquê

Células estaminais

or

Forgot your details?