Semanas

Parto

Alívio da dor do parto: massagens e aromaterapia

As massagens (dadas pelo seu companheiro, por exemplo), com ou sem óleos, podem fornecer uma ajuda eficaz para aliviar a dor no parto, induzir o relaxamento e provocar uma sensação de bem-estar e segurança, o que tem impacto direto no alívio da dor do parto.

massagem parto

Massagear o fundo das costas ajuda a aliviar as dores nesta área. Massagens na cabeça, pescoço e ombros são benéficas para aliviar a tensão e a fadiga.



Estudos demonstram que basta a visualização da mão do companheiro a massagear para que o organismo da parturiente liberte oxitocina, que ajuda à persecução das contrações.

Por outro lado, há provas de que certos óleos, como o de alfazema, reduzem a ansiedade e a dor de parto. Massagens com óleos ou a aplicação de compressas embebidas em óleos essenciais diluídos em água podem ser calmantes.

 

Como fazer uma massagem para aliviar a dor do parto:

  • Peça ao seu acompanhante que lhe faça umas massagens. Idealmente, ele terá oportunidade de ver a parteira a demonstrar técnicas de massagem em aulas pré-natais e de praticar antes do parto.
  • Experimente colocar algumas gotas de óleos de alfazema, jasmim ou rosa num lenço para inalar durante o parto. Algumas parteiras são treinadas em aromaterapia. Pergunte na maternidade se dispõem deste serviço.

 

or

Forgot your details?