Semanas

Blog

Cuidados ao comer fora e ao pedir comida durante a gravidez

Seja um almoço rápido durante o trabalho ou um jantar de cinco pratos em um restaurante estrelado, haverá muitas vezes durante a gravidez que a sua alimentação dependerá de terceiros. Embora seja um alívio não ter que cozinhar, não se esqueça de que você é a responsável pela sua nutrição e a do seu bebê. De facto, durante gravidez, saúde e nutrição são particularmente importantes.

Por conta de todas as mudanças que acontecem em seu corpo, há um risco maior de intoxicação alimentar, pois seu sistema imunológico está enfraquecido e pode ser mais difícil para ele combater as infecções.

Cuidado com as bactérias

Algumas bactérias, como a listeria (causadora da listeriose), podem atravessar a placenta. Então, se ficar doente, o bebê também corre o risco de ser infetado já que o sistema imunológico dele ainda não está desenvolvido o suficiente para se defender.

Há alguns cuidados a ter em sua alimentação durante a gravidez, pois a intoxicação alimentar pode ser ainda mais perigosa para a saúde do seu bebê do que para a sua. Se isso acontecer durante os primeiros 3 meses de gravidez, pode resultar em aborto espontâneo. Caso ocorra mais tarde, há risco de nascimento prematuro. Além disso, a intoxicação pode fazer com que ele nasça muito debilitado, correndo até o risco de morte. Como ele depende de você para absolutamente tudo, é muito importante que tenha extremo cuidado em relação aos produtos que ingere, como os armazena, preparando a sua comida e em casa com muito cuidado, higienizando os seus utensílios ao máximo. Também deve ter em atenção os lugares onde pede a sua comida.

Escolha bem onde e o que vai comer

Escolha muito bem o onde irá comer e dê preferência aos restaurantes mais adequados para grávidas. Como sabe, tem que ter cuidado com certos alimentos, nomeadamente os alimentos curados ou fumados, pelo que um estabelecimento que serve peixes com saladas é melhor do que, por exemplo, um sushi bar com poucas opções cozidas e muitos pratos crus. Se sofre de azia, evite a culinária indiana, mexicana e frituras de modo geral.



Pedir comida pode ser bastante difícil, especialmente se você não conhece muito bem o restaurante. Então, se este for o caso, a pizza é a alternativa mais fácil. Embora seja recomendável que a grávida evite alguns tipos de queijos, a muçarela é uma boa opção por ser fonte de cálcio. Além disso, é possível adicionar vegetais ao invés de carne para melhorar ainda mais o valor nutricional da redonda. Mas lembre-se de ler as avaliações do estabelecimento antes de fazer seu pedido para se certificar sobre a qualidade da comida.

Outra dica quando pedir um delivery é comer os alimentos em até duas horas para evitar que bactérias nocivas se multipliquem. Se os pratos não forem consumidos dentro deste prazo, mantenha-os aquecidos numa temperatura de 100C - isso também se aplica aos acompanhamentos. Além disso, é sempre aconselhável cobrir e conservar os alimentos muito bem, pois ajudará a manter a umidade.

or

Forgot your details?