Semanas

Parto

Tudo sobre a cesárea

A cesárea é um tipo de parto que ocorre através de uma intervenção médica cirúrgica para tirar o bebê da barriga da mãe. A cesárea deve ser um parto opcional quando o parto natural não é possível por pôr em risco a mãe e o bebê. Por ser uma cirurgia médica, a cesárea passa por algumas fases. Conheça tudo sobre a cesárea:

Operação cesárea: toque o precisa saber sobre a cesariana

A cesárea é igual às outras operações cirúrgicas. No entanto, os pelos púbicos serão rapados e a parteira introduzirá um cateter na sua bexiga antes da operação começar.

Será introduzida uma agulha intravenosa na sua mão, onde vai correr o soro ou os medicamentos, no caso de a tensão baixar.

A cirurgia demora cerca de dez minutos desde a primeira incisão até à extração do bebê, e mais quarenta minutos para se realizarem as suturas nas camadas de músculo, gordura e pele. Não vai sentir nada, pois está anestesiada, mas sentirá puxões e empurrões dentro da barriga.

Anestesia na cesárea

Por norma, é ministrado um bloqueio espinal ou raquidiano ou uma epidural para a parturiente poder manter-se acordada durante a operação e pegar no bebê ao colo.

No entanto, é aconselhável fazer uma anestesia geral se estiver prevista alguma complicação, no caso de haver um risco de hemorragias intensas devido a uma placenta prévia.

O que acontece depois da cirurgia?

No parto por cesárea podem ocorrer problemas se a mãe não tiver descansado o suficiente no pós-operatório.

Pode ser complicado não ter descansado o suficiente. Pode ser frustrante não ser capaz de realizar uma tarefa simples como levantar ou pegar o seu bebê ao colo.

É importante que faça exercícios para o pavimento pélvico. Mas tenha atenção, deve evitar exercícios como conduzir, levantar pesos e tarefas domésticas, durante pelo menos seis semanas.

Saiba mais sobre os tipos de cesárea e quando cada uma delas é necessária.

or

Forgot your details?