Home >>  Teste de gravidez  >>  Tipos de teste de gravidez

Tipos de teste de gravidez

Se suspeita que pode estar grávida a primeira coisa a fazer é confirmar a suspeita utilizando um teste de gravidez. Atualmente existem diferentes métodos que se podem utilizar para verificar: algumas a mulher pode usufruir sem receita médica, como os testes que se compram na farmácia e até em alguns supermercados. Em outras situações o médico indica o método adequado.

Testes de venda livre:

São os testes de farmácia. Estas provas de gravidez funcionam com a urina, e é o tipo de teste de gravidez mais comum. Através de um pouco de urina o teste comprova se existe a hormona da gravidez (GCh). São vendidos em caixas com tudo toda a informação necessária para realizar o teste em casa de uma forma simples e rápida.

Testes de gravidez caseiros:

Estes testes derivam de sabedoria antiga. Embora haja pessoas que asseguram que confirmaram gestações com provas de gravidez caseiras elas muitas vezes dão errado. Um exemplo de teste caseiro é misturar num copo urina com um pouco de cloro, se a mistura ficar da mesma cor não está gravida, mas se ficar escura, está grávida. Este teste não é científico mas pode ser indicativo.

Testes de laboratório:

São análises laboratoriais que se fazem à urina ou ao sangue. São mais precisos e podem dar informações clínicas como a quantidade de GCh, que podem ser úteis para o médico. A hormona é detetável no sangue antes de estar na urina. É provável que depois de fazer um teste de gravidez comprado na farmácia o médico lhe recomende fazer exames ao sangue e à urina. Não é necessário fazer jejum antes do teste.

Leia também fatores que podem dar resultados errados no teste de gravidez.

Tags: , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?