Semanas

Parto

Tipos de parto

Parto: tiposO parto é o momento mais esperado durante as 40 semanas da gravidez. Durante os meses de gestação a grávida deve informar-se sobre tudo o que envolve o parto como, por exemplo, os tipos de parto.

Para se preparar melhor, descubra quais os tipos de parto e como agir perante cada um deles.

Aprenda os prós e contras de cada tipo de parto, assim como decorrem com essa lista dos principais tipos de parto:

Parto normal

O parto normal ou parto vaginal é o tipo de parto em que o bebê sai através da vagina materna.

Tipos de parto normal

  • Parto natural ou parto espontâneo: neste parto a mãe necessita de pouca ou mesmo nenhuma ajuda de medicamentos para o nascimento do bebê.
  • Parto instrumental: para o nascimento do bebê recorre-se ao auxílio de determinados instrumentos, como a ventosa e o fórceps (uma espécie de tenaz usada pelo obstetra e que serve para segurar a cabeça do bebê e o puxar para fora da mãe). O uso de estes instrumentos é limitado a partos difíceis.

Cesárea (parto cesáreo ou cesariana)

  • Cesáreaparto cesáreo ou cesariana: costuma recorrer-se a este tipo de parto sempre que é impossível ou arriscado realizar o nascimento do bebê por via vaginal. Durante a cesárea, é dada anestesia à mãe para extrair o bebê por meio de uma cirurgia.

Parto na água (ou aquático)

O parto na água ou parto aquático é uma das alternativas ao parto interventivo cada vez mais procuradas. Como o próprio nome indica o bebê nasce dentro de água. Aprenda mais sobre o parto na água.

Parto prematuro

Outro tipo de parto é o parto prematuro e ocorre quando o bebê nasce antes de completar as 37 semanas de gravidez. Neste caso, o bebê é conhecido como bebê prematuro. Os bebês que nascem depois do tempo normal de gestação são conhecidos como pós-maduros.

Parto induzido

O parto induzido ou parto provocado só é levado a cabo por decisão do obstetra e visa preservar a saúde tanto do bebê como da mãe. Mas essa decisão depende de caso para caso.

Parto Humanizado

Apesar do parto humanizado não ser necessariamente um tipo de parto, incluimos essa filosofia de parto aqui, pois pode ser aplicada em qualquer tipo de parto, mas principalmente no parto natural.

or

Forgot your details?