Semanas

Sintomas da gravidez

O atraso menstrual

 

O atraso menstrual é um dos sintomas da gravidez mais conhecidos e óbvio. Depois da ovulaçao, o óvulo se transforma em um corpo lúteo que produz grande quantidade de progesterona. Nesse momento a produção de progesterona tem duas funçoes: prepara o endométrio  (revestimento interno do útero) para receber o possível óvulo fecundado e faz com o que o revestimento do colo do útero fique mais grosso para proteger o possível futuro bebê de infecçoes por vias externas.

Quando um óvulo é fecundado por um espermatozóide passa a se chamar zigoto. Este zigoto se aprende ao endométrio para começar a se desenvolver e continua a produzir progesterona. Esse hormônio avisa ao corpo que há um bebê a caminho e que o endométrio precisa se manter para nutrir o zigoto. Assim, não ocorre a menstruaçao, que é justamente a eliminaçao do óvulo nao fecundado junto com o revestimento interno do útero.

No entanto, é possível que o atraso temporário do ciclo menstrual se deva a outros problemas como o estresse, alguma doença, uma mudança drástica de peso ou a interrupção do uso de anticonceptivos orais. Por outro lado, um ciclo irregular pode também esconder a síndrome do ovário policístico, uma perturbação que costuma atrasar os ciclos menstruais durante meses.

 

 

©2015 aGravidez.com es una web de Summonpress

or

Forgot your details?