Semanas

Sintomas da gravidez

O atraso menstrual

O atraso menstrual é um dos sintomas da gravidez mais evidentes. Depois da ovulaçao, o óvulo se transforma em um corpo lúteo que produz grande quantidade de progesterona. Nesse momento a produção de progesterona tem duas funções: prepara o endométrio (revestimento interno do útero) para receber o possível óvulo fecundado e faz com o que o revestimento do colo do útero fique mais grosso para proteger o possível futuro bebê de infecções por vias externas.

Quando um óvulo é fecundado por um espermatozóide o corpo passa a produzir as hormonas que se produzem durante a gravidez. Esse processo começa a ser mais efetivo quando o zigoto se prende ao endométrio, começa a se desenvolver e a produzir progesterona. Esse hormônio avisa ao corpo que há um bebê a caminho e que o endométrio precisa se manter para nutrir o zigoto. Assim, não ocorre a menstruação, que é justamente a eliminação do óvulo não fecundado junto com o revestimento interno do útero.

Sintomas de gravidez antes do atraso menstrual

As mudanças no ciclo menstrual são um dos sintomas de gravidez mais evidentes. Por isso, mulheres que tem um ciclo menstrual irregular tem mais dificuldade de perceber que estão grávidas. Além do atraso menstrual, o corpo envia outros sintomas de gravidez antes do atraso menstrual: fadiga e sono, náuseas e vômitos, desejos e sensibilidade a odores e algumas mudanças sutis no corpo, como o aumento do volume dos seios e da barriga.

No entanto, fique atenta, é possível que o atraso temporário do ciclo menstrual se deva a outros problemas como o estresse, alguma doença, uma mudança drástica de peso ou a interrupção do uso de anticonceptivos orais. Por outro lado, um ciclo irregular pode também esconder a síndrome do ovário policístico, uma perturbação que costuma atrasar os ciclos menstruais durante meses.

Quantos dias de atraso menstrual indica a gravidez?

Para saber quantos dias de atraso mentrual indica gravidez, você primeiro precisa saber quantos dias em média dura o seu ciclo menstrual. Um ciclo menstrual em média dura 28 dias, mas cada mulher tem um ciclo único que pode variar de 25 até 32 dias. Por isso, é muito importante que você saiba quantos dias em média dura seu ciclo, para ter certeza se a menstruação está mesmo atrasada ou é o seu ciclo normal.

Normalmente os médicos afirmam que um atraso de 1 a 10 dias pode ser normal, se não forem frequentes. Contudo, se a menstruação atrasou mais de 15 dias, é melhor que você faça um teste de gravidez para confirmar se está grávida ou não. Os exames de farmácia podem apresentar um falso negativo e por isso devem ser repetidos depois de 10 dias e feitos sempre pela manhã, quando há maior concentração do hormônio Beta HcG. Se você quiser ter certeza rapidamente, faça um exame de sangue a partir da primeira semana do atraso mentrual.

 

 

©2015 aGravidez.com es una web de Summonpress

or

Forgot your details?